Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 31 de agosto de 2013

SURPRISEEEEEEEEEEEEEEE

Trabalho em um PSF em Vitória de Santo Antão, cidade aqui de Pernambuco onde estão sendo treinamos os participantes do mais médicos.
Hoje recebi alguns cubanos em minha unidade. E me surpreendi muito...
Bem pior do que eu imaginava!!! Eram senhores entre 45 e 65 anos, simpáticos e educados. um deles, divorciado nao quer voltar pra Cuba. que casar e viver aqui no Brasil. Todos desconhecem milhões de medicações de uso cotidiano em nosso SUS, dentre elas: dimeticona (vulgo luftal), losartana, fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (vulgo rivotril), escopolamina (buscopam), Ac. valproico... Desconhecem receituário azul e de controle especial (tive muita dificuldade em repassar isso e alguns continuaram sem entender), desconhecem o CID 10 e não sabem o nosso calendário vacinal (como já era esperado). Consegui entender o que falam sim, praticamente tudo, mas confesso que alguns colegas de trabalho sentiram uma certa dificuldade...
Ao ver a enfermeira mostrar a lista de doenças de notificação compulsória, pedi pra por favor deixar para um próximo momento. Com toda essa dificuldade com as medicações básicas, ainda querer falar sobre as dezenas de doenças endêmicas, que com certeza os coitados também desconheceriam, seria demais!

Perguntei a moça responsável por eles se ela achava que daqui a duas semanas estarão prontos pra atuar... Ela simplesmente deu uma risada! 
E afirmei que daria muito trabalho, uma vez que já foi 1 semana das 3 de treinamentos e continuam sem conhecer o básico. 

Ela me perguntou se eles poderiam ir outros dias em meu posto acompanhar as consultas e a realizar visitas domiciliares. Eu disse que não era contratada do MS pra fazer isso e que nao me interessava porque sou contra o programa. Mas já estava marcado para voltarem na sexta que vem... De qualquer forma, sempre receberei qualquer pessoa em meu ambiente de trabalho com atenção e educação.

Agora entendo totalmente o motivo de não serem aprovados no revalida. Não está relacionado ao nível de dificuldade da prova e nem o nível de conhecimento dos médicos, e sim porque tudo é diferente ... Não é a toa que passamos anos acompanhando médicos em PSF's e 2 anos completos dentro de hospitais.. Envolve cultura, costumes, situação sócio cultural do país. E isso, tenho certeza, não se aprende em 3 semanas, 6 meses, 1 ano...

Nenhum comentário: