Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Laboratório de Brinquedos recebe visita de segunda turma de professores de Angola e Cabo Verde


Laboratório de Brinquedos recebe visita de segunda turma de professores de Angola e Cabo Verde

O Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará recebe hoje (14), a partir das 14h, a visita de um grupo de mais de 100 professores de Cabo Verde e Angola, que vieram conhecer o ambiente de formação acadêmica. São 50 professores do ensino secundário de Cabo Verde e 57 do ensino secundário de Angola, das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com o Prof. Marcos Teodorico, coordenador do Labrinjo, os professores vão realizar uma exploração desses ambientes de formação acadêmica e científica como um momento formativo. 

O Laboratório de Brinquedos e Jogos da UFC se dedica a estudos sobre o uso de brincadeiras como elementos de formação pedagógica, utilizando a ludicidade. O grupo de professores também vai visitar a Seara da Ciência, no Campus do Pici. Essa é a segunda turma de professores africanos que visita o laboratório (a primeira realizou a visita em julho). Os visitantes participam de uma formação ministrada por instituições de ensino superior brasileiras. 

Fonte: Prof. Marcos Teodorico, coordenador do Labrinjo – fone: 85 3366 9216

=========

Palestra sobre mecanismos fisiopatológicos encerra curso de iniciação científica

Acontece na próxima sexta-feira (16), a partir das 9h, no Anfiteatro do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, a palestra "Mecanismos Fisiopatológicos que explicam por que as infecções disseminam no organismo causando sepse". Ela será proferida pelo médico Fernando de Queiróz Cunha, por ocasião do encerramento do XI Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica da Faculdade de Medicina da UFC.

Fernando Cunha é Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), e membro da Academia Brasileira de Ciências. O convidado já publicou mais de 370 trabalhos científicos na área de dor, inflamação e sepse em revistas de grande impacto científico internacional, como a Nature. A relevância dos trabalhos publicados é refletida pelo índice de citação dos artigos, que atinge mais de 7.100 citações.

O curso de Férias em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica é um evento gratuito de difusão científica destinado a alunos de graduação da área biomédica das universidades públicas do Norte e Nordeste, com o intuito de despertar o interesse e identificar eventuais jovens talentos.

Vale salientar que a atividade já rende seus primeiros frutos acadêmicos, pois alguns egressos desse curso já são alunos de programas de pós-graduação ou professores de universidades públicas federais, tanto na UFC como em outras instituições de ensino superior.

Fonte: Prof. Roberto César Pereira Lima Júnior, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC - fone: 85 3366 8588

Nenhum comentário: