Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 31 de agosto de 2013

Beira Mar cultural, também!



O competente Secretário de Turismo de Fortaleza, professor Salmito Filho, em artigo publicado no jornal O Povo, de 29 de agosto de 2013, intitulado “Beira Mar revitalizada: novo cartão postal”, afirma:

“O projeto contempla pavilhões de múltiplo uso, play-grounds, quiosques de serviços, áreas dedicadas para esporte, skate park, passarelas de pesca, a construção de passeios e tratamento paisagístico e urbanístico em geral com instalação de um bonde elétrico. O Mercado de Peixe e a tradicional Feira de artesanato serão revitalizados”.

O texto dá a entender que a vertente cultural da Beira Mar foi esquecida. Cremos em não ter sido esse o propósito do ilustre Secretário. Não incorramos em trivialidades humanas. Indagamos, no entanto, sobre o espaço que deve ser dado à divulgação da cultura, por intermédio dos livros, de palestras, teatros e outras manifestações do gênero.

Lembramos, então, aos mentores do projeto Nova Beira Mar que o Ceará é reconhecido nacionalmente como pólo cultural, pelo prestígio dos escritores da nossa terra, tais como: Jáder de Carvalho (que dá nome ao Centro Cultural Jáder de Carvalho, funcionando diariamente na Beira Mar na divulgação de uma cultura de amor ao conhecimento e à paz), Patativa do Assaré, Raquel de Queiroz, Capistrano de Abreu, Raimundo Girão, Rogaciano Leite e tanto outros homens e mulheres dedicados a atividades cerebrais. Até a literatura de cordel é muito procurada no nosso Cartão Postal.

Igualmente, já não é possível dar de ombros para a Cultura Espiritual, em que encontramos obras de muito valor, na filosofia, na ciência e na religião. Assim, se a Doutrina Espírita é um conjunto de princípios filosóficos, também é mensagem de amor, de esperança e de fé. Em suma, cultura não é só ciência. É ciência norteada pelos valores da humildade, da fé, da paciência, da resignação, da fraternidade. Enquanto a ciência espiritual é meio, a cultura espiritual é fim, pois esta encerra e consolida não só o conhecimento das coisas do espírito, mas conduz e estimula a sua prática e vivência, conscientes de que o progresso moral é fruto de uma luta íntima pela transformação individual.

A livraria itinerante Chico Xavier e o Centro Cultural Jáder de Carvalho são, hoje, os únicos espaços na Beira Mar voltados para a cultura através do saber (sobretudo intelectivo, por meio dos livros, que instruem e educam o homem). Vale registrar também que a nossa iniciativa tem despertado a curiosidade e admiração dos turistas (cf. as redes sociais).

Em vista disso, o aspecto cultural merece ser contemplado, estimulado e promovido na Nova Beira Mar. Em torno desse objetivo, colocamo-nos como parceiros da Prefeitura de Fortaleza.

Muita paz a todos, meus amigos.

“O país não muda pela sua economia, suas políticas e nem mesmo pela sua ciência, muda sim pela sua cultura” (Betinho)

“A não ser que Deus edifique a obra, trabalha em vão aqueles que a constroem” (Kardec)

“A cultura espírita também é questão de ordem e segurança públicas” (Kardec)

Francisco Clélio Cavalcante (9151 4734/3223 8991)
Raimundo Parente de Albuquerque (8876 9385)

Nenhum comentário: