Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Maternidade-Escola e Nutep firmam parceria para realização do Teste da Orelhinha

Maternidade-Escola e Nutep firmam parceria para realização do Teste da Orelhinha

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), unidade do Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, estabeleceram parceria para a realização do teste de Emissões Otoacústicas Evocadas – Triagem Auditiva Universal, mais conhecido como Teste da Orelhinha, nos bebês nascidos na MEAC.

A parceria proporcionará a realização do teste gratuito na MEAC diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, por uma equipe de fonoaudiólogos, garantindo a cobertura do exame para todos os bebês, conforme previsto pela Lei nº 12.303/2010.

O Nutep é pioneiro na atenção à saúde auditiva e já realiza o Teste da Orelhinha há muitos anos, antes mesmo que fosse obrigatório. Agora, a partir do convênio com a Secretaria de Saúde do Município, foi possível estender a cobertura do exame para os pacientes da Maternidade-Escola. De acordo com o Prof. Lucivan Miranda, Diretor do Nutep, todas as crianças nascidas na MEAC sairão com o Teste da Orelhinha feito, quer tenham nascidas prematuras, quer sejam recém-nascidas com ou sem complicações.

Importância – Conforme o Prof. Lucivan, observa-se, com o avanço da Medicina e, principalmente, da Neonatologia, no atendimento de recém-nascidos de risco, que a incidência de bebês prematuros tem sido muito alta no Brasil e no mundo – e esses bebês estão sobrevivendo cada vez mais. “Prematuros que antes morriam hoje sobrevivem em decorrência da alta tecnologia de aparelhagem e da formação médica. O problema é que esses recém-nascidos são de alto risco, podendo desenvolver problemas até mesmo pela própria prematuridade, pelas infecções, pelo uso de antibióticos e por intercorrências no período neonatal, como, por exemplo, a icterícia. Daí a importância do exame”, diz.

O Nutep é uma das poucas instituições no Ceará com capacidade de fazer o diagnóstico precoce de problemas auditivos. No caso de o teste constatar algum problema, o Núcleo fornece o aparelho auditivo, indica a realização do implante coclear (procedimento feito no Hospital Geral de Fortaleza) e, principalmente, faz o acompanhamento da criança. “A criança recebe todo o atendimento, garantido pelo Sistema Único de Saúde, uma vez que os aparelhos auditivos são caros e muitas vezes a família não tem condições de comprar”.

Parceria – Para a médica Fátima Maia Alencar, coordenadora interina da área de Neonatologia da MEAC, a parceria com o Nutep é importante porque o bebê já recebe alta com a segurança do resultado do teste; antes, só acontecia em bebês de risco ou prematuros extremos. “O desejo da gente é que todo bebê saia com o teste feito. Antes era realizado próximo da alta do bebê, porque eles podem ter outras alterações que resultem em déficit auditivo. Nos muito prematuros, só vemos essa alteração depois do uso de antibiótico, mas, agora, sendo feito de imediato nos prematuros, podemos fazer um comparativo”, explica.

Para qualquer bebê – Segundo o Prof. Lucivan, as mães que tiveram filhos em outras unidades de saúde também poderão se dirigir ao Nutep para realizar o Teste da Orelhinha em seus bebês, “algo que já acontece”, ressalta. A parceria com a MEAC será uma ação contínua e progressiva, e realizará, em média, 900 testes por mês. O Nutep fica na Rua Papi Jr., 1225 – Rodolfo Teófilo. Mais informações estão disponíveis no site da UFC (www.ufc.br) e pelo telefone (85) 3223 4522.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos HUs/UFC – fone: 85 3366 8183
---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: