Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

SOAMARCE - Informativo 053/2018

O SUBMARINO RIACHUELO FOI LANÇADO AO MAR ONTEM
Foi lançado ao mar hoje, pela primeira vez, no Complexo Naval de Itaguaí, o primeiro de uma frota de quatro novos submarinos de ataque da Armada. A cerimônia de lançamento do S40 Riachuelo será às 9:30 e terá a presença do presidente Michel Temer, do presidente eleito Jair Bolsonaro e 23 autoridades dos três poderes além dos convidados. Para a cerimônia de lançamento, também estava sendo esperada a presença do presidente francês Emmanuel Macron, que desistiu da viagem em virtude da grave crise interna na França.  
Os submarinos são baseados na classe Scorpène, de tecnologia francesa, que foi transferida e parcialmente adaptada para atender às necessidades operacionais da Marinha do Brasil. O PROSUB – Programa de Submarinos coordena o projeto e a produção de cinco submersíveis de avançada tecnologia, sendo quatro de propulsão por motores diesel-elétricos, e um quinto submarino, de 6 mil toneladas, movido por energia nuclear, que será concluído até 2029. O submarino S40 Riachuelo tem grande poder de fogo, sendo dotado de lançadores de torpedos de 533 mm, mísseis antinavio e dispositivos para minagem. Terá ainda pela frente dois anos de testes e provas de mar, até o comissionamento definitivo. 
Brevemente, a atual flotilha de submarinos da classe Tupi, de tecnologia alemã, comprados nos anos 70, e o Tikuna, de concepção da equipe nacional do estaleiro da Ilha das Cobras, no Rio, precisará passar por processo de modernização.  O lançamento do S40 Riachuelo iniciará uma nova era para a Marinha do Brasil. Os próximos submarinos convencionais da classe Scorpène a serem lançados são: S41 Humaitá, S42 Tonelero e o S43 Angostura. Presente à solenidade, à convite do Comando da Marinha, está o presidente da SOAMAR-CE, Dr. Meton César de Vasconcelos, representando os soamarinos cearenses que acompanham positivamente a evolução do PROSUB.                                    Fonte: Estadão 

ONTEM FOI COMEMORADO O DIA DO MARINHEIRO
data homenageia e dignifica a honrosa profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos, e no apoio a atividades administrativas. O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem à Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807. O Almirante Tamandaré é o patrono da Marinha brasileira, devido a sua dedicação ao serviço naval e a bravura nos combates da Guerra do Paraguai. 
A Ordem do Dia do Comandante da Marinha alusiva ao Dia do Marinheiro, relata e enaltece a trajetória de vida do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. Parabéns aos bravos marinheiros que servem nas Organizações Militares da Marinha, e em nome do seu comandante, saudar os que fazem a formação dos marinheiros na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Na mesma data, realizou-se na sede do Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, a cerimônia de imposição da Medalha Mérito Tamandaré, tendo prestigiado o evento, o Capitão dos Portos do Ceará Capitão de Mar e Guerra Madson Cardoso Santana e o comandante da EAMCE Capitão de Fragata Alexandre Pereira da Silva.
Fonte: CPCE 

CONGRESSO APROVA NOVO ORÇAMENTO PARA APOIO ANTARTICO
O  Congresso Nacional aprova crédito do Orçamento de 2018 para a compra de um novo navio de apoio antártico. A ideia é que a nova embarcação auxilie no apoio à nova Estação Antártica Almirante Ferraz, que se encontra em construção, por empreiteira chinesa, após forte incêndio que a destruiu quase que totalmente em 2012. Embora aprovado pelo Congresso Nacional, o crédito, em favor da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), empresa pública vinculada à Marinha do Brasil, ainda deve ser submetido à aprovação presidencial.   
O novo navio de apoio antártico deverá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico NApOc Ary Rongel nas atividades de pesquisa e apoio logístico à Estação  Antártica Comandante Ferraz, no  
Nova Estação Antártica Comandante Ferraz em construção. âmbito  do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) da Marinha do Brasil. Segundo fontes governamentais, o crédito visa atender às necessidades logísticas advindas da construção da nova estação antártica, além de possibilitar a redução do tempo dessas atividades, o que permitirá o incremento das pesquisas na região antártica.    Fonte: O Globo 

Nenhum comentário: