Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

SOAMARCE 55


Devido a impossibilidade de adquirir da Royal Navy o então HMS Ocean com o seu armamento do tipo CIWS (Close-in weaponsystems) Phalanx, sistema de arma antiaérea reconhecidamente eficiente e usado pelas principais marinhas do Ocidente, a Marinha Lançador duplo de mísseis antiaéreos Mistral.   do Brasil irá instalar lançadores duplos de mísseis antiaéreos do tipo Mistral, nas posições anteriormente ocupadas pelos sistemas Phalanx. 
As bases originais para receber os sistemas Phalanx não podem ser reaproveitadas para a nova plataforma de armamentos, quando então serão adaptadas novas plataformas no navio, uma na proa e duas na popa, logo abaixo do convés de voo. Tão logo o navio retorne da Operação Aspirantex 2019, comissão a se realizar no primeiro bimestre, serão iniciados os serviços de instalação e os testes do conjunto, que terão o apoio da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha (DSAM). Dessa forma, os recursos de autodefesa do navio contarão com os mísseis antiaéreos Mistral e os canhões automáticos de 30 mm (quatro exemplares do modelo DS30M Mk.2), além do armamento de menor calibre.                                          Fonte: Poder Naval 
EAMCE encerra o ano letivo com a cerimônia de formatura da Turma Kilo 2018 
Além das comemorações alusivas aos 154 anos da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, no dia 07 de dezembro de 2018, foi realizada a Cerimônia de Formatura e Juramento à Bandeira do Curso de Formação de Marinheiros da Turma KILO/2018, quando os 304 Grumetes formaram-se Marinheiros. A solenidade foi presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, e contou com a presença de familiares dos Grumetes e ilustres autoridades militares e civis, dentre elas, o Almirante de Esquadra (RM1) Elis Treidler Öberg. 
 Na ocasião, em reconhecimento ao mérito, foi realizada a entrega dos prêmios escolares do Comando do 3º Distrito Naval; da Medalha “Marcílio Dias”; Prêmio da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM); e o Prêmio PatrãoMor Aguiar ao MN Thiago da Costa Fontenele, que concluiu com maior brilhantismo as disciplinas do Ensino Militar Naval e se destacou em 1º lugar no curso. O desfile da tripulação e EAMCE dos Marinheiros da Turma KILO/2018 para o Comandante do 3º Distrito Naval encerrou a Cerimônia, que foi muito elogiada pelo público presente. Parabéns ao Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Alexandre Pereira da Silva e a tripulação, pela organização e brilho da Cerimônia de Formatura.                                                               
Fonte: EAMCE Saudação ao Pavilhão Nacional.  
                                                                                
Lançamento do submarino S40 Riachuelo repercute na Argentina 
jornal argentino Clarín deu destaque ao lançamento do submarino convencional S40 Riachuelo, da Marinha do Brasil, baseado no projeto francês da classe Scorpène. Ainda serão lançados mais três submarinos do mesmo modelo e também o submarino nuclear brasileiro até 2019. Segundo o jornal, embora fontes do governo não confirmem, “diferentes setores militares e diplomáticos argentinos informaram aos conselheiros do presidente Macri que o plano brasileiro os está incomodando”, sobretudo no que se refere à construção do submarino de propulsão nuclear, evocando-se tratativas passadas de uso da tecnologia militar para fins pacíficos. 

O tema passa a ser delicado para o novo governo que será empossado em janeiro, devido ao acentuado desequilíbrio das forças navais no Atlântico Sul, com as sérias restrições que atualmente passa a Marinha argentina, que vem enfrentando sérias limitações dos meios navais e de orçamento para as modernizações e novas aquisições. Recentemente, com a tragédia do submarino ARA San Juan, além do impacto moral na força naval, a flotilha de submarinos ficou reduzida a dois submarinos. Um desafio para governo de presidente eleito Jair Bolsonaro.                 Fonte: Defesa Aérea e Naval e Clarín 

Nenhum comentário: