Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SOAMARCE - Informativo 050/2018


Almirante Bento indicado para Ministério das Minas e Energia 

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou ontem, a indicação do Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, para ocupar a pasta das Minas e Energia. Atualmente, o almirante Bento é o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, incluindo o PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o Programa Nuclear da Marinha.
Oficial-general muito preparado e ocupante de vários cargos de comando e chefia na Marinha, a indicação do almirante Bento foi recebida com surpresa por parte do segmento econômico ligado à energia. No entanto foi reconhecida e destacada a formação e a capacidade  do indicado ao Ministério das Minas e O Energia,  que  deverá enfrentar grandes desafios no setor elétrico brasileiro.
Fonte: G1 

Aeronaves da Marinha do Brasil participam da Operação CRUZEX 

Pela primeira vez, a Marinha do Brasil participa da Operação CRUZEX, com parte dos meios aeronavais que dispõe, articipando de um exercício desse tipo, com os caças modernizados AF-1B/C inseridos nas missões de ataque ao solo e em esquadrilhas mistas com os A-1 da FAB, representando um ganho operacional para o País pelo ineditismo. 

    Segundo fontes da Marinha, além das aeronaves, também participaram do exercício, militares do Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea e paraquedistas do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate, que realizam saltos operacionais em ambientes diversos e missões de Guiamento Aéreo Avançado com outras tropas especiais de nações amigas.  

As manobras começaram no dia 18 de novembro e estão se encerrando hoje, dia 30 de novembro. A participação da Marinha neste tipo de operação reafirma a capacidade e reforça o respeito mútuo e interoperabilidade entre as Forças Armadas dos 14 países participantes, tais como: Estados Unidos, Chile, Canadá, Peru, França e Uruguai.
 Fonte: COM 3º DN  

Marinha lança míssil antinavio de superfície fabricado no Brasil  

Na última terça-feira, dia 27 de novembro, a Marinha do Brasil lançou o primeiro protótipo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), a 300 km do litoral do Rio de Janeiro. No teste, realizado a bordo da Corveta Barroso, pôde-se confirmar o correto funcionamento de vários subsistemas e a necessidade de ajustes e aperfeiçoamento em alguns. De acordo com a equipe de testes, os dados de voo foram registrados por meio de telemetria, também  desenvolvida com tecnologia brasileira, que após analisados, orientarão os próximos passos e lançamentos. Os dados obtidos com este lançamento de teste, possibilitarão o prosseguimento e a evolução deste importante projeto,  desenvolvido com tecnologia  exclusivamente nacional, que irá inserir o nosso País no seleto grupo de fabricantes de mísseis desse porte. 

O MANSUP possui 5,6 metros de comprimento, pesa cerca de uma tonelada e alcança 1000 km/h em menos de sete segundos. Esse Projeto Estratégico de construir um míssil antinavio, foi iniciado há 10 anos pela Marinha do Brasil, em parceria com as empresas nacionais: AVIBRAS, responsável pela propulsão; SIATT, que desenvolve o sistema de guiamento, controle e a telemetria; OMNISYS, que realiza o projeto do radar de detecção do alvo; e Fundação EZUTE, que auxilia na coordenação dos trabalhos necessários.
Fonte: Marinha do Brasil 

Nenhum comentário: