Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 13 de maio de 2016

UFC e Prefeitura de Fortaleza celebram convênio para serviço de urgências odontológicas

UFC e Prefeitura de Fortaleza celebram convênio para serviço de urgências odontológicas

Convênio celebrado entre a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, no início de maio, estabeleceu cooperação técnico-científica para a realização de atendimentos no Serviço de Urgências Odontológicas da FFOE, por meio de gestão compartilhada.

As urgências odontológicas caracterizam situações em que os pacientes apresentam demandas imediatas de tratamento. Casos de dor, hemorragia, infecções, traumas bucais e dentários são alguns dos exemplos de situações relativamente frequentes que levam à necessidade de atendimento de urgência por parte de um profissional cirurgião-dentista. A FFOE disponibiliza à população de Fortaleza e de sua região metropolitana serviço de urgências 24 horas. Dentre os profissionais que integram o setor, há cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal vinculados à Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, mas lotados na UFC.

No convênio celebrado, ficou estabelecido que a compra dos insumos necessários ao pleno funcionamento do serviço compete à Prefeitura de Fortaleza, enquanto cabem à UFC a manutenção dos equipamentos e a cessão da estrutura física, incluindo clínica e dormitório para os profissionais. Além disso, a Universidade, por meio de seu corpo docente, promoverá cursos de capacitação permanente dos profissionais vinculados ao município, em temas voltados para as urgências odontológicas.

Para o Coordenador do Serviço de Urgências Odontológicas da FFOE/UFC, Prof. Alexandre Nogueira, a oficialização de uma parceria que já existia de fato “é extremamente relevante para a Universidade, para a Prefeitura e, em consequência, para toda a população de Fortaleza, que terá acesso ao serviço”. Além disso, o docente destaca a importância acadêmica do serviço, visto que serve de estágio para os alunos da graduação.

Segundo o Coordenador Municipal de Saúde Bucal, José Carlos de Souza Filho, “a parceria é um antigo sonho que suprirá os munícipes de Fortaleza de um serviço extremamente relevante e qualificado, localizado dentro do principal centro formador de recursos humanos em Odontologia que se tem no Estado do Ceará”.

CURSO
 – Para celebrar o início da vigência do convênio, o Departamento de Clínica Odontológica da UFC iniciou, na noite dessa terça-feira (10), curso de capacitação em urgências odontológicas de 60 horas-aula para 60 cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com ampla temática, a formação visa proporcionar aos profissionais, até dezembro, atualização e melhor capacitação para o atendimento clínico dos pacientes.

Além de aulas presenciais, um ambiente virtual de aprendizagem, coordenado pela Profª Eneide Leitão, possibilitará avaliação permanente dos participantes, fornecimento de material didático e debate de artigos científicos e casos clínicos relevantes sobre os temas em discussão, permitindo maior interatividade entre docentes e participantes. A programação do curso (http://www.ufc.br/images/_files/noticias/2016/160511_curso_urgencias_odontologicas.pdf).

Fonte: Prof. Alexandre Nogueira, Coordenador do Serviço de Urgências Odontológicas e Chefe do Departamento de Clínica Odontológica da UFC – fone: 85 3366 8425

===

Seminários Cultura e Mídia realizam, às 14h, palestra com os músicos Ítalo e Renno

Inicia logo mais, às 14h, na Biblioteca/Laboratório do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, a programação do semestre 2016.1 dos Seminários Cultura e Mídia. Coordenado pelo Prof. Tadeu Feitosa, o evento comemora seus 20 anos de atividades. Nesta primeira edição do ano falam os músicos Ítalo e Renno sobre o tema "Os sons universais de duas sanfonas". A Biblioteca/Laboratório fica no Prédio Ícaro de Souza, Centro de Humanidades II  (Av. da Universidade, 2767, Benfica).

Integrantes das iniciativas da disciplina Cultura e Mídia, os seminários proporcionam, através de um bate-papo descontraído, a reflexão dos alunos sobre teorias, conceitos e metodologias estudadas na disciplina, no âmbito dos fenômenos, processos, serviços e produtos da cultura e da mídia. A segunda palestra ocorre já nesta sexta-feira (13), das 14h às 16h, com a escritora Socorro Acioli, que falará sobre o tema "Viver e escrever". A atividade é aberta ao público.

Fonte: Prof. Tadeu Feitosa, coordenador dos Seminários Cultura e Mídia – fone: 85 3366 7952 / e-mail seminariosculturaemidia20@gmail.com

===

UFC e Ministério do Esporte promovem I Simpósio de Gestão do Esporte em Unidades Esportivas

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), promove, em parceria com o Ministério do Esporte, o I Simpósio de Gestão do Esporte em Unidades Esportivas. O evento, voltado a secretários municipais e estaduais da área, presidentes de federações esportivas e demais dirigentes de instituições que trabalham com a gestão do esporte em todo o Brasil, será realizado de quinta-feira (12) a sábado (14), no Hotel Recanto Wirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Dias Macêdo), em Fortaleza.

O simpósio tem o objetivo de promover uma grande discussão sobre temas relacionados à Rede Nacional de Treinamento e ao modelo de gestão em instalações esportivas. Inserido no contexto de criação de diversos Centros de Alto Rendimento por todo o País, em virtude dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, o evento prevê a elaboração de um relatório final para consubstanciar as decisões relacionadas às políticas públicas que irão nortear a gestão de tais centros.

O encontro será aberto às 19h do dia 12 com conferência de Guilherme Ângelo Rosa, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, que falará sobre “Os desafios futuros da Rede Nacional de Treinamento do Brasil”. Mesas-redondas com personalidades da área completam a programação (anexar arquivo em PDF).

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – Iefes / e-mail: iefes@ufc.br

===

Curso de Ciências Sociais promove mesa-redonda nesta sexta-feira (13)

Com o tema “Trajetória de formação e experiências de trabalho: Ciências Sociais e consultoria”, será realizada nesta sexta-feira (13), às 18h30min, mesa-redonda na sala 8 do Departamento de Ciência Sociais da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2995, Benfica). Aberto ao público, o encontro será conduzido pelas alunas do doutorado em Sociologia da UFC Fátima Farias, Nahyara Marinho e Rosalete Lima.

São realizados dois encontros por semestre com o objetivo de apresentar aos alunos de graduação os possíveis desdobramentos profissionais para quem se forma em Ciências Sociais. Os debates remetem às especificidades do trabalho dos egressos da área: ensino, pesquisa, consultoria, planejamento e assessoria. A última discussão tratou de assessoria parlamentar e do trabalho em organizações não governamentais.

Outro encontro está previsto para 9 de junho. O tema será o ensino
superior na confluência das Ciências Sociais com as áreas de saúde,
direito e comunicação.

Fonte: Coordenação do Curso de Ciências Sociais – fone: 85 3366 7420


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: