Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 31 de maio de 2016

Concurso oferta cinco vagas para professor efetivo em Fortaleza



Concurso oferta cinco vagas para professor efetivo em Fortaleza

Estarão abertas, de 1º a 30 de junho, as inscrições para concurso público que oferece cinco vagas de professor efetivo na Universidade Federal do Ceará. O certame é regido pelo Edital n° 128/2016 (http://goo.gl/P481Hv) e distribui as vagas entre o Centro de Ciências, Centro de Humanidades, Centro de Tecnologia e Faculdade de Medicina.

As oportunidades são para o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, no setor de estudo "Biologia Molecular de Plantas"; Departamento de História, no setor "História Geral"; e Departamento de Arquitetura e Urbanismo, setor de estudo "Tecnologia da Arquitetura".

As vagas destinadas à Faculdade de Medicina são para os departamentos de Saúde Comunitária e Morfologia, com setores de estudo, respectivamente, em "Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde/Medicina de Família e Comunidade/Internato" e "Histologia e Embriologia Clínicas".

Com regime de trabalho de 40 horas semanais e dedicação exclusiva, exige-se dos candidatos título de doutor em áreas que podem ser consultadas no edital. Os concorrentes também devem apresentar diploma de graduação em cursos especificados no documento.

Informações sobre horário e locais de inscrição, documentação exigida, remuneração, tipos de provas, entre outras, podem ser consultadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: http://goo.gl/P481Hv.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento – fone: 85 3366 7407

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Abertas inscrições para curso de auriculoterapia, voltado a profissionais da Atenção Básica

Estão abertas até 1º de julho as inscrições do curso de auriculoterapia para profissionais de nível superior da Atenção Básica em saúde. A realização é da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, com parceria do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (Labpas) da UFC.

O curso será ofertado pela modalidade de ensino semipresencial, com 75 horas na etapa a distância e 5 horas no encontro presencial, que ocorre no dia 26 de agosto, no Departamento de Enfermagem (Rua Alexandre Baraúna, 1115, Rodolfo Teófilo).

Entre os objetivos do curso, está a promoção do ensino e da capacitação de profissionais de equipes da Atenção Básica em auriculoterapia, atendendo à necessidade de ampliar o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares, de Atenção Básica e de Educação Permanente em Saúde.

INSCRIÇÕES – Para se inscrever, os interessados devem entrar no site do curso (http://goo.gl/YIGvxx), marcar o campo referente ao polo de Fortaleza e preencher o formulário.

SOBRE A AURICULOTERAPIA – A auriculoterapia faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que tem como base os preceitos da medicina tradicional chinesa (MTC), baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro representado no pavilhão auricular. Nas últimas décadas, a técnica vem se difundindo por todo o mundo.

Fonte: Profª Angela Souza, do Departamento de Enfermagem – e-mails: amas@ufc.br / amasplus@yahoo.com.br

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Pesquisa sobre Publicidade Infantil em Tempos de Convergência será apresentada no ICA

O Curso de Publicidade e Propaganda da UFC apresenta nesta quarta-feira (1º), a partir das 10h, o resultado da pesquisa "Publicidade Infantil em Tempos de Convergência". O evento é aberto ao público e acontecerá na sala CS 108, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com a participação da Profª Inês Vitorino e da equipe do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim).

Iniciada em 2014, o estudo mobilizou uma equipe de pesquisadores na realização de grupos focais em todas as regiões brasileiras com crianças que estudam nas redes pública e privada de ensino. O objetivo foi analisar a forma como meninas e meninos compreendem a comunicação comercial, levando em conta as estratégias persuasivas adotadas pela publicidade e os impactos dessa relação no desenvolvimento infantil.

O estudo é o primeiro de caráter público e nacional realizado no Brasil, englobando aspectos relativos à compreensão da criança, percepção de influências e noção de riscos e oportunidades que a publicidade oferece. O relatório final pode ser acessado on-line: http://goo.gl/AzL7JR.

Coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro, a iniciativa contou com a participação das então estudantes Ágda Sarah Sombra e Chloé Leurquin; dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Marina Maia, Nut Pereira e Thinayna Máximo; da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Maria Clara Sidou; e da pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense (UFF) Pâmela Saunders Craveiro.

Fonte: Profª Glícia Pontes, vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 3366 9222

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