Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Com lições para futuros médicos, Núcleo de Medicina Integrativa é lançado na UFC

Com lições para futuros médicos, Núcleo de Medicina Integrativa é lançado na UFC

Uma plateia lotada por jovens estudantes, futuros médicos do Ceará, ouviu atentamente relatos de pessoas curadas ou em tratamento do câncer, a respeito da importância de um atendimento humanizado e cuidadoso. A troca de experiências ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), durante o lançamento do Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) da UFC, importante espaço de formação e serviços cujo objetivo é mudar paradigmas no acompanhamento médico em consultórios e hospitais do Estado. O evento ocorreu no Auditório Paulo Marcelo e integra a programação dos 68 anos de fundação da Faculdade de Medicina da UFC.

"A acolhida, muitas vezes, recupera mais que uma sessão de quimioterapia. Calcem a sandália da humildade. Coloquem-se no lugar do paciente, e a energia que você dá a ele retornará para vocês", afirmou, emocionado, Ataíde Lopes, 58 anos, paciente de câncer que participou do evento.

Veja outras imagens do lançamento oficial do Numi no Flickr da UFC: https://goo.gl/28hBDj

Compreender o adoecimento em suas relações interdependentes de mente, corpo e espírito, tendo como foco não apenas a doença, é uma das premissas do Numi. Na Medicina Integrativa, o paciente (nesse paradigma, denominado pessoa) é visto como agente responsável por sua melhora, e o conceito da cura é ampliado para restabelecimento do bem-estar físico, mental e social, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de uma prática que usa de todas as abordagens terapêuticas apropriadas para alcançar saúde e cura.

O médico Andrew Weil, um dos pioneiros da Medicina Integrativa, da Universidade do Arizona, explica essa vertente "como aquela que utiliza todos os tipos de terapias consagradas cientificamente, sejam oriundas da medicina convencional ou de sistemas médicos não tradicionais, para prevenir e tratar doenças e promover o bem-estar do paciente". Assim, ioga, meditação, terapias corporais e aconselhamentos estão entre as várias atividades exploradas de forma complementar ao tratamento convencional.

COMO FUNCIONA – O Numi da UFC ainda não possui espaço físico próprio, mas funciona na sede do Instituto Roda da Viva, ONG que tem na linha de frente a Profª Paola Torres, do Departamento de Medicina Clínica da UFC. A docente, coordenadora do Núcleo, explica que qualquer paciente interessado pode participar das atividades do Numi, que conta com uma equipe de profissionais e estudantes de Medicina da UFC. O Núcleo contempla não apenas pessoas diagnosticadas com câncer, abarcando todas as especialidades médicas, a exemplo da reumatologia, psiquiatria, neurologia e gastrenterologia.

Além do Núcleo, outras ações na Faculdade de Medicina têm buscado oferecer formação nessa área. No semestre 2016.2, será ofertada pela segunda vez a disciplina optativa Bases da Medicina Integrativa. Outra proposta é lançar um curso básico sobre o tema para a comunidade externa, também no próximo semestre.

A importância dessa vertente é atestada por quem já passou pela angústia de um diagnóstico de doença grave. Durante o lançamento do Numi, na manhã desta quarta-feira, não faltaram histórias de vida e superação. Além de Ataíde Lopes, estiveram presentes Antônia Zenelma, 38 anos, natural de Tauá, e Madalena Barroso, 55 anos, de Fortaleza. Os três tiveram acompanhamento da Profª Paola, médica onco-hematologista, que foi homenageada e recebeu muitos agradecimentos. É da coordenadora do Numi o recado aos jovens estudantes da plateia: "O importante é que o paciente veja que a gente está com ele para o que der e vier. É gente com gente. Não numa situação vertical, mas horizontal. Muitas vezes, a pessoa acha que o médico pode tirar um coelho da cartola para salvá-lo. Não é assim. O único coelho que a gente pode tirar da cartola é um abraço".

SERVIÇO: 
Núcleo de Medicina Integrativa da UFC
As atividades ocorrem no Instituto Roda da Vida
Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 919, Aldeota, Fortaleza
Telefone: 85 3055 5029

Leia mais: Faculdade de Medicina comemora 68 anos de fundação nesta semana: http://goo.gl/NCOrsl

Fonte: Profª Paola Torres, do Departamento de Medicina Clínica da UFC – fone: 85 3366 8052

Fotos em anexo: Ribamar Neto/UFC
===

Curso a distância sobre vigilância em saúde do trabalhador inscreve até 16 de maio

Estão abertas, até 16 de maio, as inscrições para o I Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária em Saúde, ofertado pelo Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC.

O curso é no formato de educação a distância (EaD), com 100 horas/aula, sendo 50 teóricas e 50 práticas. Poderão se inscrever profissionais de saúde e membros de organizações e movimentos sociais vinculados às ações da política de saúde do trabalhador.

São ofertadas 100 vagas para candidatos do Ceará e demais estados do Brasil, divididas em 80 para profissionais de nível médio e superior vinculados à atenção primária e 20 para integrantes de movimentos sociais e outras organizações.

As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico: gestao.nuteds.ufc.br/form-2. O edital está disponível no site do Nuteds:http://goo.gl/UDUQSE.

Fonte: Prof. Marcelo Ferreira, do Departamento de Saúde Comunitária – fone: 85 3366 8645


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: