Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pic-Nic Literário da Casa de José de Alencar chega à 20ª edição no domingo (15)

Pic-Nic Literário da Casa de José de Alencar chega à 20ª edição no domingo (15)

A 20ª edição do Pic-Nic Literário da Casa de José de Alencar acontece neste domingo (15), das 9h às 12h, na área verde do equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, com programação "bastante diversificada e voltada para o lazer e educação patrimonial", como explica seu diretor, Frederico Pontes.

O projeto Viajando na História proporcionará visita guiada aos participantes do Pic-Nic à casinha do início do século XIX onde nasceu o escritor José de Alencar. O local, tombado há 51 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ainda preserva características do período em que o romancista lá viveu. Além de acesso à história do acervo cultural presente no local, os visitantes receberão dicas de educação patrimonial e cidadania.

O evento contará, ainda, com a participação do grupo musical Dudeco e Sua Turma; da contadora de histórias Nádiar Aguiar, com a apresentação Contos e canções, além de brincadeiras, espaço de leitura ao ar livre, oficinas, pintura facial e troca-troca de livros. Na ocasião, também serão arrecadados alimentos não perecíveis a serem doadas a entidades beneficentes.

O Pic-Nic Literário é organizado pelo Clube da Sivozinha, em parceria com a Casa de José de Alencar, e tem apoio da Tijuca Alimentos, jornal O Povo, Frosty e Criativa Comunicação Visual. A Casa de José de Alencar fica na Av. Washington Soares, 6055, Messejana.

Fonte: Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fones: 85 3229 1898 e 3276 2379

===

Na 14ª Semana Nacional de Museus, Memorial da UFC promove mesa-redonda e oficina

Como parte da 14ª Semana Nacional de Museus, o Memorial da Universidade Federal do Ceará realiza, de 18 a 20 de maio, programação especial alusiva ao evento, cujo tema este ano é "Museus e Paisagens Culturais".

No dia 18, de 14h às 17h, mesa-redonda sobre "Paisagem Cultural e Acessibilidade" será realizada no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Palestram a Profª Vanda Magalhães Leitão, diretora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui; o Prof. Roberto Cavalcante Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do projeto "Fotografia Tátil como Ferramenta de Inclusão Social de Deficientes Visuais"; e Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar e coordenador do projeto de educação patrimonial desse equipamento cultural da UFC. A articulação da mesa fica a cargo de Gerda Holanda, técnica em assuntos educacionais do Memorial.

Após a mesa-redonda, às 17h, haverá o lançamento do livro Caminhos das Ciências Sociais na UFC (1978-2012), de autoria da Profª Sulamita Vieira, do Departamento de Ciências Sociais. O ato, segundo o Memorial, é uma forma de contribuir para a preservação e difusão da memória da Universidade. Com distribuição gratuita, a publicação é das Edições UFC. 

OFICINA – Já nos dias 19 e 20, Éden Barbosa, fotógrafo do Memorial, ministra a oficina "Fotografia documental utilizando smartphone", que explorará a prática de registros de paisagens, por meio da produção de imagens digitais com câmeras de celulares, e seu tratamento e edição. O espaço escolhido para captação das imagens é a Reitoria da UFC. 

Haverá uma turma a cada dia, de 14h às 18h, com 10 vagas cada, preenchidas por ordem de inscrição, via formulário eletrônico:https://goo.gl/5S0wW5. Serão emitidas declarações de participação. 

Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414

==

Curso de Publicidade e Propaganda realiza sexta-feira (13) palestra sobre produção de eventos

A disciplina Seminário – Produção de Eventos, do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, recebe nesta sexta-feira (13), às 9h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em História (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, 1º andar, Campus do Benfica), o designer Darwin Marinho. Egresso do curso, ele contará um pouco sobre sua experiência com a produção de eventos na cena alternativa de Fortaleza.  

Darwin Marinho é designer gráfico, afrofuturista, DJ integrante do coletivo Fertinha. Foi curador e produtor do Mambembe – Comida e Outras Artes, de 2013 a 2015. A palestra é aberta ao público.

Fonte: Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 3366 9222


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: