Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Faculdade de Medicina celebra 68 anos como uma das mais importantes do Brasil

Faculdade de Medicina celebra 68 anos como uma das mais importantes do Brasil

Com a intenção de trazer desenvolvimento e melhoria da saúde e da qualidade de vida para a população do Ceará, era criado, nos idos de 1948, o primeiro curso de Medicina do Estado. No dia 12 de maio daquele ano, era então realizada a primeira aula. Exatos 68 anos depois, professores, alunos e ex-alunos da hoje Faculdade de Medicina (Famed) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (12) em celebração ao aniversário deste que se tornou um dos cursos mais procurados do Brasil na área.

“Este curso é o berço dos grandes nomes da medicina cearense. Somos hoje indispensáveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e somos ainda a única faculdade de medicina do País que participa de todos os programas do Ministério da Saúde”, defendeu o Reitor Henry Campos, também professor da Faculdade de Medicina, durante cerimônia realizada no Auditório Paulo Marcelo.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC: https://goo.gl/Gwu59v

O reitor destacou que o Curso de Medicina, juntamente ao Complexo Hospitalar da UFC, é um dos que mais gera serviços para a comunidade. “Somos indispensáveis para o funcionamento do nosso sistema de saúde. Além do nosso papel de formação de recursos humanos, temos estes serviços prestados e um papel muito importante com muitas outras atividades de extensão e com a pesquisa, onde a Universidade se sobressai”, completa. 

Atualmente com 300 professores, a Faculdade possui cerca de dois mil alunos na graduação e pós-graduação. Ao longo destes 68 anos, mais de 100 turmas colaram grau, somando mais de oito mil médicos formados. “O Curso de Medicina da UFC é um dos mais procurados do Brasil. Isso nos traz uma enorme responsabilidade, mas também uma grande alegria por esse reconhecimento”, afirmou a diretora da Famed, Profª Valéria Goes. A diretora destacou a competência do Curso, reconhecida em todo o Brasil, com pesquisas influenciando todo o sistema de saúde brasileiro.

Para recuperar toda a história do Curso, foi criada, no fim do ano passado, a Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina. De acordo com a coordenadora da comissão, Profª Sílvia Bomfim, está sendo elaborado documentário contando toda a história do Famed, para ser apresentado quando se completarem 70 anos da unidade acadêmica. “Isso é para poder passar adiante esta história que me faz, hoje, neste dia de comemoração, sentir-me como aluna, vibrando como deve vibrar o nosso aluno”, disse.

Durante a cerimônia, foi ainda descerrada placa comemorativa àquela que é considerada a maior descoberta da Famed ao longo de seus 68 anos. O Prof. Manassés Claudino Fonteles, que descerrou a placa, foi responsável juntamente ao Prof. Aldo Lima pela descoberta dos hormônios chamados guanilinas, o que permitiu, entre outros, o tratamento de cólera e diversos tipos de diarreias.

As comemorações dos 68 anos da Famed seguem nesta sexta-feira (13) com exibição de filmes antigos da Faculdade no Auditório Paulo Marcelo e visitação itinerante a exposições no Campus do Porangabuçu. 

Fonte: Profª Sílvia Bomfim, coordenadora da Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8569

===

Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas inscreve até 20 de maio

Estão abertas, até o dia 20 de maio, inscrições para seleção da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. São ofertadas até 15 vagas, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: “Desenho das políticas públicas de caráter social”; “Políticas públicas e mudanças sociais” e “Políticas públicas e território”. 

Podem inscrever-se candidatos, portadores de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das mais diversas áreas de conhecimento relacionadas ao planejamento, implementação, gestão ou avaliação de políticas públicas.

O processo seletivo compreenderá quatro etapas: prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa, análise do curriculum vitae e entrevista. As duas primeiras são de caráter eliminatório e as demais, de caráter classificatório. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do mestrado (www.mapp.ufc.br). 

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC – fone: 85 3366 7435


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: