Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 6 de maio de 2016

TRE encerra mutirão no Ginásio Paulo Sarasate com 31.720 atendimentos


TRE-CE
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social


Trabalho no ginásio só terminou às 23 horas quando o último eleitor foi atendido
 

TRE encerra mutirão no Ginásio Paulo Sarasate com 31.720 atendimentos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará encerrou nesta quarta-feira, 4/5, o mutirão do Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, contabilizando 31.720 atendimentos em dez dias. Quem procurou o ginásio pôde tirar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e fazer revisão cadastral com coleta dos dados biométricos. A quarta-feira foi o dia mais movimentado com a recepção de 5.644 pessoas. Os trabalhos mantiveram-se intensos o dia todo e já passava das 23 horas quando o último eleitor foi atendido.
O mutirão deste ano superou o de 2014, quando 27.650 eleitores estiveram no ginásio. Ele acontece desde as eleições de 2004, sempre no período que antecede o fechamento do Cadastro Eleitoral para preparação do pleito. Toda estrutura de computadores e mobiliário é montada na quadra do ginásio, e os eleitores esperam a vez sentados nas cadeiras e arquibancadas. Este ano, foram instalados 96 kits biométricos para coleta dos dados (foto, assinatura e impressões digitais), com a mobilização de 200 pessoas entre servidores, terceirizados, seguranças e policiais militares, com vistas a garantir atendimento satisfatório aos eleitores. Do total de kits, na primeira semana de funcionamento, foram destinados dez exclusivos para atender aos jovens eleitores, estudantes de 16 e 17 anos de escolas públicas e privadas. Havia ainda 24 kits para atendimento prioritário (pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) durante todo o mutirão.
O TRE-CE considerou que os trabalhos no final do alistamento foram muito bem sucedidos. A procura dos eleitores foi intensa, mas a Justiça Eleitoral soube vencer este desafio, cadastrando o maior número de eleitores com a biometria. Hoje, 35% do eleitorado do Ceará já fez o cadastro biométrico. Os números finais em todas as zonas eleitorais serão divulgados pela Secretaria de Tecnologia e Informação do tribunal.
O TRE-CE esclarece ainda que a biometria não é obrigatória em Fortaleza, e que o eleitor com título regular pode votar normalmente em outubro. O Cadastro Eleitoral será reaberto em novembro, após as eleições deste ano.
Fortaleza, 5 de maio de 2016

Nenhum comentário: