Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 6 de fevereiro de 2016

'Vamos investigar Lula até o fim, aqui não vira pizza' diz Portugal

FOLHA BRASIL

'Vamos investigar Lula até o fim, aqui não vira pizza' diz Portugal

A investigação foi divulgada nesta sexta (6) pelo jornal português “Observador”. Segundo a reportagem, o DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) português suspeita que Sócrates tenha tentado praticar tráfico de influência internacional.

De 2013 até novembro de 2014, quando foi preso no âmbito da Operação Marquês, o ex-primeiro-ministro atuou como consultor para a América Latina da Octapharma, uma empresa suíça que é uma das maiores produtoras de hemoderivados do mundo.



Nesse período, em que era o contato da Octapharma com as autoridades brasileiras, conforme a investigação, Sócrates encontrou com o ex-presidente Lula e com ex-ministros da Saúde brasileiros com o objetivo de obter vantagens para a empresa.

Octapharma, segundo o jornal, queria fornecer plasma sanguíneo à Hemobrás, estatal brasileira do setor, ou atuar em um acordo de cooperação entre a Hemobrás e o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Esse acordo entre os órgãos brasileiros, para produção de plasma sanguíneo, havia sido firmado em 2011. A Hemobrás afirmou que não fez contratos com a Octapharma (leia mais abaixo).

Um dos encontros citados foi entre Sócrates e o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão (2007-2010), realizado em setembro de 2014. Nessa reunião, no Rio, teriam tratado da participação da Octapharma na parceria entre Hemobrás Butantan.

No mês seguinte, o ex-premiê teria se encontrado com Lula para influenciar o então ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff, Arthur Chioro, de acordo com os interesses da Octapharma.

Dessa reunião participaram também, segundo o jornal português, o então presidente daHemobrásRómulo Maciel Filho, e o líder da Octapharma Portugal e administrador daholding suíça, Paulo Lalanda Castro –investigado na mesma operação que prendeuSócrates.

Informações: PensaBrasil

ORIGINAL EM ; http://folhabrasiloficial.blogspot.com.br/2015/11/vamos-investigar-lula-ate-o-fim-aqui.html

Nenhum comentário: