Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ICCP 25/02/2016

INSTITUTO CEARENSE DE
CULTURA PORTUGUESA
   Fundado em 01 de março de 2009
  email: ibdliteratura@yahoo.com.br


A RECOMPENSA

MOREIRA BRITO
(Da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo).

Depois de andar perdido, longos anos,
pelos ínvios caminhos desta vida, 
com o coração sangrando e a alma ferida
por grandes penas e não menores danos

Depois de ter sofrido os desenganos
que fazem de um declive uma subida
de um pequeno prazer, mágoa comprida
e de almas boas, corações tiranos...

Tu me apareces carinhosa e boa
abrindo-me os braços quentes de ternura
e de beijos o meu rosto iluminas...

E eu, grato, apenas posso (amor, perdoa!)
de versos te enfeitar a fronte pura
e de beijos te cobrir as mãos divinas!

(Do Livro SONHOS E LAMENTOS)

FORTALEZA - Capital brasileira do artesanato.

MEMÓRIAS DO RIO

JUÇARA VALVERDE
(Presidente da UBE-RJ)

Rio de Vinicius de Morais
do observador das lindas mulheres
a bailar por suas ruas
da "Garota de Ipanema" imortalizada
mundo afora,
da poesia derramada em suas músicas.

Do diplomata carioca parceiro de bar
de Tom Jobim, Toquinho, Baden Pawell,
João Gilbereto, Chico Buarque, Carlos Lyra.

Desse amante de tantas mulheres
que sonharam com ele.

Nosso Poetinha faz cem anos
e deixa preciosa bagagem como
"Orfeu da Conceição", 1956, e "Arca de Noé", 1980.

Em nossa imaginação o Sonetista
"posto que é chama"l

Ele está lá
copo de uísque na mão
cantarolando mais uma canção
olhando a Praia de Ipanema.

SÃO LUÍS - A ilha do amor - Athenas Brasileira.

TE ADVINHO

NEIDE AZEVEDO LOPES
(Da Academia cearense da Língua Portuguesa)

Muitas vezes surpreendo-me chorando
Penso em tí
Na imensurabilidade do meu amor
Te adivinho
Achando-me bonita, trazendo-me um poema
Te adivinho
Sorrindo, sorrindo
Olho-te com olhos de saudade e medo
Saudade de tanta espera
Medo de me deixares
Imergente busco-te a mão
Retenho-me um pouco mais
Ansiosa, precipito-me
As poucas horas que são minhas, 
Foges de mim,
Amo-te
Esqueces de mim,
Sinto-te a falta
O que estará acontecendo comigo?

UM LIVRO:
... aberto, é um cérebro que fala;
... fechado, um amigo que espera;
... esquecido, uma alma que perdoa;
... destruído, um coração que chora!
(Padre Antonio Vieira - o do estalo).

SOCIEDADE CEARENSE DE 
GEOGRAFIA E HISTÓRIA

DIRETORIA ELEITA PARA AGOSTO DE 2015 A AGOSTO DE 2017.

Presidente - Vicente Alencar.
Vice-Presidente - Ângelo Osmiro Barreto.
Secretário Geral - João Pires.
1ª Secretário - Cássio Borges.
Tesoureiro - Herculano Verçosa.
2º Tesoureiro - Raimundo Ximenes.
Diretor de Relações Públicas - Manoel Marcelino.
Orador - Neuzemar Gomes de Moraes.

Comissão da Revista:
Geraldo Bezerra.
José Maria Chaves.
Ângela Osmiro.

Comissão de Geografia:
Evandro Bezerra.
Clóvis Acario Maciel.
João César de Freitas Pinheiro.

Comissão de História:
Ângelo Osmiro Barreto.
Neuzemar Gomes de Moraes
Raimundo Ximenes
Marum Simão

Nenhum comentário: