Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sistema de Bibliotecas da UFC implantará identificação biométrica para empréstimo


Sistema de Bibliotecas da UFC implantará identificação biométrica para empréstimo

Visando modernizar e dotar de maior segurança o atendimento à comunidade acadêmica, a Biblioteca Universitária está implantando a tecnologia de identificação biométrica para a realização de empréstimos de material bibliográfico. A coleta das impressões digitais já está em andamento nas bibliotecas de Fortaleza e nos campi do Interior do Estado, com exceção do Campus de Sobral, cuja data de coleta será definida em breve.

Para efetuar o cadastramento de sua digital, o aluno, servidor técnico-administrativo ou docente deve apresentar documento de identificação com foto, no setor de empréstimo. As senhas continuarão a ser utilizadas para a renovação pela Internet e para os casos de impossibilidade de coleta da digital pelos leitores biométricos, seja por danos ou desgaste na impressão digital.

INVENTÁRIO ANUAL – Anualmente, a Biblioteca Universitária da UFC realiza o inventário de seu patrimônio bibliográfico, atividade que se dá por exigência do Tribunal de Contas da União. O procedimento referente ao ano de 2015 será realizado de 22 de fevereiro a 11 de março deste ano. Durante esse período, as bibliotecas estarão abertas, exclusivamente, para devolução de livros e entrega de declaração de quitação (nada consta). A renovação pela Internet continuará disponível, mas a liberação de reservas estará suspensa durante o inventário, sendo retomada normalmente a partir de 14 de março. Não serão cobradas multas referentes ao período.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9507 e 3366 9508

====

Pós-Graduação em Engenharia Química recebe comitê internacional em seminário

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (PGEQ/UFC) realiza, desta quarta-feira (17) até sexta-feira (19), o 1st Assessment Seminar (1º Seminário de Avaliação). No evento, os alunos de pós-graduação do Programa, entre mestrandos e doutorandos, irão apresentar e discutir seus trabalhos de pesquisa com um Comitê Assessor Internacional.

As atividades terão início às 8h30min do dia 17 e acontecem no Auditório Cândido Pamplona e no bloco 714 do Centro de Tecnologia da UFC (Av. Mister Hull, s/n – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Durante três dias, o Comitê Assessor Internacional deverá avaliar criticamente o nível científico das teses e dissertações, bem como o impacto internacional da produção técnica e intelectual gerada, como forma de nortear as futuras ações do Programa rumo à excelência acadêmica na área de Engenharia Química.

O Comitê será formado por sete pesquisadores de destaque mundial atuantes nas diferentes linhas de pesquisa do PGEQ: Alírio Rodrigues (Universidade do Porto/Portugal); Argílio de Pádua (Université Blaise Pascal/França); César Costapinto Santana (Universidade Estadual de Campinas); Diego Mantovani (Université Laval/Canadá); Ligia Rodrigues (Universidade do Minho/Portugal); João Benevides Pessela (Universidad Autónoma de Madrid/Espanha) e Maria Angela de Almeida Meireles (Universidade Estadual de Campinas).

A sessão de encerramento do seminário, prevista para a manhã de sexta-feira (19), contará com a presença do Prof. Reinaldo Giudici, que ministrará uma palestra, em inglês, sobre o tema "O sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e os critérios da área de Engenharias II". Giudici é docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e coordenador da área de avaliação de Engenharias II na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual se inserem os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química.

PGEQ/UFC – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC iniciou suas atividades em 2001 com o curso de mestrado, tendo sido autorizado pela Capes a oferecer também o doutorado a partir de 2008. Atualmente, o programa é avaliado pela Capes com conceito 5 (excelência nacional). O 1st Assessment Seminar conta com recursos da Capes e Funcap, aprovados dentro do Edital de Estímulo à Pós-Graduação 2014, e faz parte de uma série de ações que buscam aumentar a visibilidade e inserção dos pesquisadores do PGEQ no cenário internacional.

Fonte: Profª Diana Azevedo, do Departamento de Engenharia Química – fone: 85 3366 9240

====

Livro que trata sobre as experiências dos conselhos escolares será lançado sexta-feira (19)

Será lançado na próxima sexta-feira (19), a partir das 19h, o livro Conselho Escolar – Fortalecendo Redes para a Gestão Democrática, coletânea de artigos produzidos por pesquisadores, docentes e tutores do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, promovido pela Universidade Federal do Ceará.

O evento se dá em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC (COMFOR), o Instituto UFC Virtual e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), onde ocorrerá o lançamento.

Resultado de chamada pública realizada pela UFC, o livro é organizado pelos pesquisadores Cibelle Amorim Martins, Cátia Luzia Oliveira da Silva e Francisco Herbert de Lima Vasconcelos. Reúne textos sobre redes de formação e experiências voltadas para o fortalecimento da gestão democrática por meios dos conselhos escolares, além de contribuições importantes dos autores ao estabelecerem conexões com saberes e práticas, em busca de melhorar a qualidade da educação na escola pública brasileira. A publicação será distribuída gratuitamente na ocasião.

Os conselhos escolares têm despontado como uma das principais estratégias de democratização da escola. Eles geram experiências importantes na discussão de aspectos como a relação entre escola e família e o engajamento da comunidade local na educação.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9509

====

Empresas juniores se juntam para formar núcleo na UFC; encontro ocorre quarta-feira (17)

Estudantes que integram empresas juniores da UFC estão se articulando para formar o Núcleo de Empresários Juniores (NEJ) da UFC. O objetivo é ampliar o diálogo, unificar interesses e garantir uma representação perante a Administração Superior da Universidade.

De acordo com o estudante Marcelo Mendonça, membro da GeoCapta, do Curso de Geologia, outra proposta é quebrar preconceitos sobre empreendedorismo entre alunos e professores. "O conceito que existe hoje é o da empresa júnior como uma instituição privada que visa ao lucro. Queremos diferenciar, pois se trata de uma associação sem fins lucrativos", afirmou Marcelo.

No fim de janeiro deste ano, 12 membros de empresas juniores se reuniram para discutir a criação do NEJ. Uma segunda reunião será realizada no próximo dia 17, às 10h, no Departamento de Geologia (bloco 913 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) com a participação de integrantes de mais oito empresas e, também, do coordenador da Agência de Estágios da UFC e Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rogério Mâsih. Segundo Marcelo, o objetivo é identificar mais iniciativas desse tipo, agregando outros interessados em participar do Núcleo. Representantes de outras empresas juniores estão convidados a participar.

EMPREENDEDORISMO NA UFC – Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação e aproximar o mercado de trabalho das academias, com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos.

A Resolução nº 04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC (http://goo.gl/ZMDc4a), de 27 de fevereiro de 2014, regulamenta as empresas juniores dentro da UFC, junto à Pró-Reitoria de Extensão.

Fonte: Marcelo Mendonça, integrante da empresa júnior GeoCapta – fone: 85 99997 0925


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: