Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 21 de abril de 2015

OBRIGADO, OBRIGADA Vicente Alencar *

OBRIGADO, OBRIGADA
                        Vicente Alencar *

Agradecer, em muitas oportunidades, é uma maneira educada de demonstrar a alguém, alguma coisa feita em nosso favor ou, mesmo, uma atitude favorável ou simpática para conosco. Poucas são as pessoas que sabem agradecer ou, fazem isso por terem recebido uma educação doméstica, que não precisa ser esmerada, pelo menos, razoável.

Entre as muitas  formas de agradecer algo usamos a palavra obrigado (para homens) e obrigada (para mulheres). A expressão não é nova. Muito se fala, no Brasil, em virtude dos pais terem o pouco contato com os filhos em formação (babás,boas ou más, jogos computadorizados, televisão à vontade e muitos outras opções, atrapalham, mais do que ajudam a educar), que as pessoas, pouco a pouco, vão perdendo o contato com expressões importantes, conhecidas, também, 
como palavras mágicas.

Por isso mesmo, comenta-se, principalmente,
entre educadores, que pais e mães (face ao corre-corre do dia-a-dia, não querem mais agir
tal como fizeram seus avós), vão deixando para as professoras - atualmente, recebendo o descabido apelido de tias - uma boa parte da instrução e da educação doméstica.

Assim sendo, com licença, por favor, muito obrigado, desculpe, somente são aprendidas na Escola, o que é, na verdade, uma falta absoluta de atenção, por parte dos pais. Muitos desses subordinados à expressão "eu estou pagando",urgente, de psicólogos ou psiquiatras. E não existe exagero nessa afirmativa.

Voltando ao termo Obrigado ou, certamente, a expressão muito obrigado, esta vem do latim obligatus, particípio de obligare (ob+ligare), ou seja: ligar, amarrar, em volta de, etc. Na verdade o agradecimento é uma forma de expressão "eu fico obrigado (a) a lhe retribuir esse favor". Na economia das palavras onde tudo é possível, chegamos  a Obrigado ou Obrigada. Por sinal, é bom usar, é sinal de razoável educação.

Obrigado, desculpe, por favor, com licença, são expressões obrigatórias ao bom convívio social  e, porque não dizer, palavrinhas mágicas que gostamos de ouvir.
    
Obrigado pela atenção!

Nenhum comentário: