Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Partido dos Trabalhadores pode falir ou acabar após descobertas da Operação Lava Jato, diz jornal

Partido dos Trabalhadores pode falir ou acabar após descobertas da Operação Lava Jato, diz jornal

Publicado: Atualizado: 
MONTAGEM PT
Partido dos Trabalhadores (PT) destacou na semana passada que não aceitará mais recursos de doações empresariais. Mas pode ser tarde demais para isso. É o que aponta reportagem publicada nesta segunda-feira (20) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, a cúpula do partido da presidente Dilma Rousseff está com medo.
O primeiro temor passa pelo que as investigações da Operação Lava Jato possam trazer a público nos próximos meses. Já há um indicativo do Ministério Público Federal (MPF) de que todos os envolvidos – incluindo partidos políticos – terão de ressarcir os cofres públicos, tão logo sejam confirmadas práticas de corrupção e desvio de recursos.
Os apontamentos do delator Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, de que o agora ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, preso na semana passada, apontam para um montante de até US$ 200 milhões recebidos pela sigla, entre 2003 e 2013. Segundo a Folha, uma multa desse tamanho, caso aplicada ao PT,quebraria o partido, que não teria como pagá-la.
Outro medo que já atinge os caciques do PT, de acordo com a Folha, é de que o partido possa até ter o seu registro cassado, caso condenado pela Justiça. O pacote anticorrupção apresentado pelo MPF em março tem essa medida prevista em casos de desvio de dinheiro público. Por ora, o pacote ainda precisa ser analisado e aprovado pelo Congresso Nacional.
TCU é outra dor de cabeça do partido
As conclusões do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a ‘pedalada fiscal’ que teria sido cometida por Dilma nas contas públicas no ano passado também continua dando dor de cabeça ao governo federal e ao PT.
Segundo a coluna Painel, da Folha, os R$ 2,3 trilhões não contabilizados em passivos da Previdência em 2014 são “graves” e aumentam o risco das contas da presidente serem rejeitadas.
Ainda de acordo com a coluna, há uma chance do TCU considerar Dilma responsável em pelo menos um dos 40 processos que envolvem os atos administrativos daPetrobras, os quais estão sob análise do tribunal.
Para a oposição, qualquer posição do TCU que aponte para um crime de responsabilidade de Dilma poderia ser o estopim para um pedido de impeachmentcontra a petista, desta vez com elementos reais que pudessem prosperar na Câmara dos Deputados. No fim de semana, o presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse não ver a ‘pedalada fiscal’ como argumento suficiente para um impeachment de Dilma.
Até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) discordou de nomes do seu partido, como os senadores Aécio Neves e Cássio Cunha Lima, quanto a um pedido de impeachment que os tucanos possam fazer neste momento. Para FHC, por enquanto tudo não passa de tese, com poucas chances de prosperar.

Nenhum comentário: