Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Banco de Leite da Maternidade-Escola solicita doações de leite materno

Banco de Leite da Maternidade-Escola solicita doações de leite materno

Imagem: As doações de leite materno beneficiam mães e bebês (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)O Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (BLH/MEAC), da UFC, lança apelo às mulheres lactantes para a doação de leite materno. No momento, o estoque encontra-se reduzido e há extrema necessidade de repor a quantidade de leite para atender aos bebês necessitados da UTI Neonatal.
Toda mulher saudável que não usa nenhum tipo de medicamento, não fumante e que não ingere bebidas alcoólicas, pode ser doadora caso apresente excesso de leite. As doadoras podem ir diretamente ao Banco de Leite, localizado à Rua Papi Júnior, s/n, atrás da MEAC, no Porangabuçu, ou entrar em contato pelo telefone (85) 3366 8509.
Para o caso de mães que não possam se deslocar até o Banco de Leite para fazer a doação, a unidade realiza a coleta domiciliar, com um motorista direcionado a este serviço. Além de receber o leite doado, tratar e abastecer a UTI Neonatal, o BLH da MEAC também atende todas as mães e familiares que tenham dúvidas e precisem de orientações quanto à retirada do leite, como guardar o leite coletado e fazer a doação, dentre outras. O Banco de Leite pede também que sejam doados frascos de vidro com tampa plástica, utilizados por marcas de maionese e café solúvel, para o armazenamento do leite nos freezers.
ALEITAMENTO – Há mais de 25 anos, o BLH da MEAC, com a colaboração de muitas mães doadoras, vem contribuindo para a saúde e o bem-estar dos bebês que recebem as doações. O serviço atende recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que orientam as mães a fornecerem o leite materno como fonte exclusiva de alimentação até os seis meses de vida, e estimam que a medida é capaz de diminuir em 13% a morte de crianças menores de cinco anos no mundo por causas preveníveis.
A coordenação do Banco de Leite lembra que, segundo o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. O leite humano é imprescindível para a recuperação dos internos da UTI Neonatal. Ele alimenta e protege o bebê contra infecções e alergias, seu consumo está diretamente associado ao desenvolvimento e imunização, pois é rico em nutrientes. Além disso, o alimento possui componentes que nenhum outro oferece, como anticorpos e glóbulos brancos, fundamentais para a saúde. O esvaziamento da mama estimula a produção do leite materno.
Com o leite materno, qualquer criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. Como a mãe do bebê interno em UTI neonatal não fica perto do filho o tempo todo e o seu estresse é maior, pode ocorrer diminuição na produção do alimento. Nestes casos a complementação das dietas é feita com o leite humano doado, depois de analisado e pasteurizado em banco de leite.
O Banco de Leite da Maternidade-Escola funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. Mais informações pelo fone (85) 3366 8509 e no blog Gente de Peito.
Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários da UFC – fones: 85 3366 8044 e 3366 8050

Nenhum comentário: