Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Departamento de Física recebe um dos maiores pesquisadores em engenharia de cristais



Departamento de Física recebe um dos maiores pesquisadores em engenharia de cristais

O Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará promove seminário sobre engenharia de cristais na próxima sexta-feira (24) com o Prof. Michael J. Zaworotko, considerado um dos 20 maiores químicos da atualidade. Em 2014, ele foi classificado como pesquisador altamente citado em publicações científicas, de acordo com a Thomson Reuters.

Atualmente, o Prof. Zaworotko ocupa a cátedra Bernal de Ciência e Engenharia de Cristais, na Universidade de Limerick (Irlanda), e é professor visitante especial da Universidade Federal do Ceará, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

O seminário será às 16h, no auditório do Departamento de Física (bloco 926, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Terá duração aproximada de uma hora e é aberto ao público, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

A engenharia de cristais é uma área de pesquisa que tem crescido aceleradamente nas últimas décadas. Ela parte da constatação de que a estrutura e a composição dos cristais sólidos afetam profundamente suas propriedades.

Na palestra, o Prof. Zaworotko irá explicar como usar a estrutura cristalina de sólidos para se obter determinadas propriedades, analisando duas áreas especificamente: a de produção de fármacos e a de aplicações em sistemas para captura de gás, como gás carbônico.

Fonte: Prof. Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9009

====

Palestra na sexta-feira (24) aborda restauração de cerrado e mata seca

O Prof. Daniel Luís Mascia Vieira, da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Laboratório de Ecologia e Conservação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai proferir a palestra intitulada "Ecologia da restauração de cerrado e mata seca" nesta sexta-feira (24), às 16h, na sala 1002 do bloco 904 do Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC.

O evento faz parte do Ciclo de Palestras em Ecologia, Evolução e Conservação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC.

A palestra é aberta ao público em geral, em especial para as pessoas das áreas de Ciências Biológicas, Agrárias e Ambientais. Para participar basta chegar no horário. Os organizadores solicitam pontualidade. Na palestra, o pesquisador vai abordar conceitos e objetivos da restauração bem como princípios de regeneração e sucessão para a restauração ecológica de cerrado e mata seca.  

SAIBA MAIS – Além de pesquisador da Embrapa, Daniel Luís Mascia Vieira é graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB).

É orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Ciências Florestais da UnB, onde ministra a disciplina Ecologia da Restauração. Tem experiência em ecologia aplicada à conservação e atua principalmente nos seguintes temas: uso, conservação e restauração de populações e comunidades vegetais.

Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre propagação de espécies e restauração da vegetação de cerrado e matas secas, com enfoque no potencial de regeneração natural, em técnicas agrícolas e agroecológicas e em espécies com alto valor de uso.

Fonte: Cynthia Yuri Ogawa, pesquisadora bolsista da Funcap/CNPq/UFC  fones: 85 3366 9832 e 3366 9806



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: