Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Abertas inscrições para o IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional


Abertas inscrições para o IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional

O Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC realizará de 5 a 7 de novembro, em Fortaleza, o IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional. O evento ocorrerá no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2500, Meireles). O prazo para submissão de trabalhos nas modalidades comunicações orais e pôsteres vai até o dia 6 de junho, enquanto para participação como ouvinte e nos minicursos segue até 10 de outubro, no site do evento: www.nave.ufc.br/vi_ciae.

Sob coordenação geral do Prof. Raimundo Hélio Leite, ex-Reitor da UFC e diretor do NAVE, o encontro objetiva promover a troca de experiências com instituições nacionais e internacionais que realizam estudos e pesquisas na área da avaliação educacional. Caberá à Profª Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas, fazer a conferência de abertura sobre "Avaliação Institucional em escolas: novas veredas e contribuições", no dia 5 de novembro, às 10h; e ao Prof. Mario Rueda Beltrán, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ministrar a conferência de encerramento, intitulada "Os desafios da Avaliação Educacional para a docência na Ibero-América", no dia 7 de novembro, às 10h50min.

No roteiro das grandes conferências, no dia 5 de novembro, a partir das 8h, estão também a dos professores Hélio Leite e Nicolino Trompieri Filho, da UFC, que abordarão o tema "Edurural e a Avaliação da Educação Rural Básica do Nordeste Brasileiro"; a do Prof. Domingos Fernandez, da Universidade de Lisboa, que falará sobre "Avaliação Educacional como domínio do conhecimento: questões teóricas e práticas"; e a que será ministrada pelo Prof. Romualdo Portela, da Universidade de São Paulo, intitulada "Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação em pauta". Mesas-redondas, minicursos, comunicações orais e pôsteres completam a programação do evento.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS – O Prof. Hélio Leite ressalta a importância do congresso, afirmando que foi a partir de outras edições que surgiram ideias para embasar a criação de políticas educacionais. Entre elas, cita o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Com o Prof. Hélio Leite, estão na comissão de organização a diretora da Faced, Profª Isabel Filgueiras Ciasca, e o Diretor de Avaliação Institucional da UFC, Prof. Wagner Andriola.

Nesta edição, o congresso tem como tema "Avaliação: veredas e experiências educacionais". A comissão definiu esse mote por considerar que "veredas são caminhos ladeados por abundante vegetação" e que a metáfora representa "o acolhimento à participação de pesquisas que empregam métodos qualitativos e quantitativos em suas diversas análises, bem como experiências desenvolvidas em pequena e larga escala por pesquisadores e instituições educacionais". 

A Faculdade de Educação da UFC, para realizar o congresso, conta com as parcerias do Cetrede, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ADUFC-Sindicato e Instituto Dom José de Educação e Cultura. Mais informações estão no site do evento:www.nave.ufc.br/vi_ciae

Fonte: Prof. Hélio Leite, coordenador geral do IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional – fone: 85 3366 7676

======

Inscrições para X Semana de Letras da UFC estão abertas até sexta-feira (1º)

Estão abertas até a próxima sexta-feira (1º) as inscrições para a X Semana de Letras da UFC, que ocorre de 11 a 15 de maio, nas dependências da área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O evento, a ser realizado pelo Centro Acadêmico Patativa do Assaré, do Curso de Letras, terá como tema "Letras em foco: transformando os rumos da nossa educação".

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos, que podem ser acessados no site do evento: http://bit.ly/1HOdPHZ. Há quatro categorias disponíveis para inscrição: participante, minicurso, oficina e apresentação discursiva. A ação deve contar também com mesas-redondas, grupos de discussão e uma mostra cultural de encerramento, através de um sarau.

Normas sobre apresentação de trabalhos acadêmicos, critérios para entrega de certificados, além de outros detalhes estão disponíveis no Edital da X Semana de Letras: http://bit.ly/1P3a6XF. Outras informações na página do evento no Facebook: http://on.fb.me/1DI6R2i.

Fonte: Thais Fernandes Misquita, da organização da X Semana de Letras da UFC – e-mail: thaisletras@alu.ufc.br

=======

Curso sobre gerenciamento de bancos de dados de bibliotecas começa amanhã (29) no Benfica

A Biblioteca de Políticas Públicas, História e Literatura do Observatório de Políticas Públicas (OPP) da UFC realiza o curso "Biblivre Versão 4.0: Incluindo Noções Básicas de Catalogação", com o objetivo de capacitar interessados em adquirir conhecimentos básicos na área de gerenciamento de bancos de dados de bibliotecas. O curso será ministrado nos dias 29 e 30 de abril.

No dia 29, a aula ocorrerá das 14h às 18h, na Biblioteca do OPP (Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica – Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (Nuper), térreo, sala 2). Já no dia 30, acontece das 8h às 12h, na sala 17 do Bloco do Curso de Biblioteconomia, 2º andar (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica).

As inscrições devem ser feitas no local, mas as vagas são limitadas.

Fonte: Observatório de Políticas Públicas – fone: 85 9984 9691


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: