Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 7 de junho de 2014

Todos açudes do DNOCS na bacia do rio Curu estão em volume morto

Jornalista Vicente Alencar
 Fortaleza-CE



Ao final da quadra invernosa de 2014, todos os oito açudes monitorados pelo DNOCS na bacia hidrográfica do rio Curu, que cobre 15 municípios e 5,76 % do território do Ceará, estão em volume morto. O estoque de água  varia de 10 % da capacidade no máximo,  no caso dos reservatórios Caxitoré, que comporta 201 milhões de m3 e do açude Frios, de 33,025
 milhões de m3 a 3% do estoque total, o mínimo, que é a situação nos açudes Tejuçuoca, de 28,11 milhões de m3 quando cheio e do açude Salão, de 6,049 milhões de m2.

A capacidade de armazenamento do maior açude da bacia hidráulica do rio Curu, o Pentecoste, na cidade de mesmo nome, que comporta 360 milhões de m3, a água encontra-se reduzida a 4% do volume total, quando cheio. O açude General Sampaio mantém apenas 8%  da capacidade total de armazenamento, que é de 322,2 milhões de m3,  e o açude São Mateus, em Canindé, com capacidade para 10,34 milhões de m3, conserva  apenas 9% do estoque total.

O chefe do Serviço de Monitoramento  dos Reservatórios do DNOCS, André Mavignier,  que forneceu os dados, considera que a bacia  do rio Curu está em estado crítico, com todos os reservatórios em volume morto. No geral, no Ceará, segundo ele, as reservas de água ao final da quadra invernosa, que corresponde aos meses de fevereiro a maio, continuam baixas. "As dificuldades com a obtenção de água vão continuar e a população em geral deve procurar formas de economia do insumo", afirmou.

Os dois projetos de irrigação situados na bacia do rio Curu - o Pentecoste e o Curu-Paraipaba - estão com restrições hídricas. A prioridade no abastecimento de água é dada ao abastecimento humano. Vivem nos 15 municípios da Bacia, 353.345 habitantes, cerca de 5% da população cearense, conforme o censo de 2001 do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Compõem a bacia os municípios de Apuiarés, Canindé, Caridade, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itatira, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca e Umirim.



Cordialmente:
Hugo Moreira Pinheiro
Correspondente/DNOCS
Fortaleza-CE

Nenhum comentário: