Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 25 de junho de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 669.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 669.
QUARTA-FEIRA,25 DE JUNHO DE 20l4.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
AMÉRICA DO SUL - NÓS SOMOS SUL-AMERICANOS.

FORTALEZA - A CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO. 

1. LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES
CEARENSES: 
Livro: MEMÓRIAS DO ESPANTALHO
(Poemas escolhidos)
Autor: FRANCISCO CARVALHO (+)
Editora: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA DO CEARÁ.
ANO: 2004.

2. CANDIDO
Rstou recebendo o número 14, do Jornal CÂNDIDO, excelente publicação da Biblioteca Pública do Paraná. A matéria de capa: Nicolau - Especial resgate a trajetória do jornal paranaense, que marcou sua geração  de leitores e, após quase 20 anos de sua extinção, volta a circular em edição fac-similar.

3. ESCREVER POR ESCREVER
Desde criança, com minha primeira professora e meu avô materno, que encontro diante de mim,ao meu lado, e pelos meus ouvidos, a expressão "escrever por escrever". Para muita gente isso é bobagem. Porém, vejo de outro modo: o prazer de colocar no papel o que se pensa é mais que um orgasmo literário.

4. GOVERNANTES DOENTES
O Governador Cid Gomes, em pouco menos de dois meses, teve três desmaios, mostrando que está com a saúde frágil. Luiziane Lins, ex-Prefeita, passou  mal por duas vezes, em igual período de tempo. Pense!

5. LAMENTÁVEL
Infelizmente, os grandes jornais do Brasil, não trazem mai artigos longos. E, a doença espalhou-se por outras folhas e, também, na Internet. 

Dizem os defensores do texto-cotó que é mais fácil de lêr, pois, "o povo não term mais tempo para ler matérias longas. Pura balela. Matéria de gabarito se lê em seu total. Dentro do raciocínio errado, não se publicariam livros de 500, 600 ou 700 páginas. Eles continuam com gabarito e vendendo bem.

6. CULTURA LATINA
A Sociedade de Cultura Latina do Brasil - Regional do Ceará reuniu seus membros, para discutirem "A Vida e a Obra do Escritor Augusto dos Anjos". Em 20 de abril último completaram-se 130 anos do seu nascimento. O autor de EU, morreu em 1914, portanto, há 100 anos.

7. TERCETO
Vale lembrar o primeiro terceto de sua poesia VERSOS INTÍMOS:

"Toma um fósforo. Acende um cigarro!
O beijo, amigo,é a véspera do escarro
A mão que afaga é a mesma que apedreja".

Muita gente conhece o último verso mas não sabe quem é o autor.

8. DESPEDIDAS
Ex-deputado federal, ex-Governadopr do Estado do Maranhão, ex-Presidente da República (quando dobrou o salario mínimo de 40 para 80 mil cruzados) e atual Senador pelo Estado do Amapá, o político José Sarney anunciou, que não mais será candidato a reeleição. Aos 84 anos de idade e mais de 60 (sessenta) de política ele afasta-se das lides.

9. TURISMO
A Associação Brasileira de Radialistas de Turismo - ABRRATUR recomenda aos turistas: passeios à Cidade de Maranguape, município onde nasceu o historiador cearense Capistrano de Abreu e o escritor-humorista Chico Anísio. A Serra, em sí, constitui-se em atração, na vizinha Cidade de Fortaleza.

10. UBT-FORTALEZA
A União Brasileiras de Trovadores -UBT Fortaleza lembra, a todos os seus membros, a reunião do dia 5 de julho, às 10 da manhã, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

Aqueles que têm e-mail, como Ana Maria do Nascimento, Antonio Paiva Rodrigues, Benildes Batista, Aiace mota Filho, Francisco José Moreira lopes e Giselda Medeiros, entre outros, são convidados pela Internet.

11. PROSA E VERSO
A reunião cultural da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO, do próximo  dia 8 de abril, às 19 horas e 30 minutos (até às 21h30min), na Academia Cearense de Letras, contará com novos valores. Percília Oliveira nos informando que estará presente com Francisco José Lira Coêlho e Marília Medeiros Coelho.

12. ACADÊMICOS EM ATRASO
Lamentavelmente, em todas as Academias existentes no Ceará, particularmente em Fortaleza, muitos acadêmicos estão esquecendo suas obrigações normais com suas mensalidades. Vamos atualizar pessoal, está na hora.

13. BASQUETEBOL FEMININO
A Seleção Ceares, até 15 anos, convocada pela FCB, participará no mês de agosto, do Campeonato Brasileiro da categoria, em Poços de Caldas-MG.

Foram convocadas: Ana Luisa Leite, Ana Vitória, Bárbara Sousa, Bárbara Sérgio, Bárbara Rodrigues, Carolina, Danielle Maria, Fátima Reis,Lara, Lívia, Lourdes, Maria eduarda, Micaele Sousa,Rafaelle e Rhandara. Comissão Técnica: José Ângelo Silva Barbosa e MairlanyMaria Martins Guedes.

PROGRAMA VICENTE ALENCAR - 620 AM
Hoje à noite entre 22 e 23 horas na Rádio Assunção Cearense AM 620 o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte divulgando estas e outras noticias.

Também a boa Música Popular Brasileira.
Nos escute e sinta a diferença!

IBGE - O MAIOR BANCO DE DADOS DO BRASIL.
VISITE A NOSSA BIBLIOTECA.
Av. 13 de maio, 2901 - Bairro do Benfica.
Fones: 3464.5367 e 3464-5369.
Fortaleza - Ceará.  

KIT DE SEGURANÇA da B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!
________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________


Nenhum comentário: