Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 10 de junho de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR. EDIÇÃO Nº 662.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR.
EDIÇÃO Nº 662.
TERÇA-FEIRA, 10 DE JUNHO, DE 2014.
FORTALEZA - CEARÁ -BRASIL.
AMÉRICA DO SUL.
Nós somos sul-americanos.

Fortaleza - Capital Brasileira do Artesanato.

Brasil - país de Governo fraco. Metroviários de São Paulo pararam por 5 dias. Voltaram a ativa esta madrugada. 

PROSA E VERSO ESTA NOITE
Hoje, terça-feira, a realização de mais uma TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO na Academia
Cearense de Letras. começando as 19 horas e 30 minutos e terminando as 21 horas e 30 minutos.
Presentes professores, estudantes, artistas, poetas, trovadores e escritores. Você é nosso convidado. A entrada é franca.


LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.


ACADEMIA DE LITERATURA E JORNALISMO
A Academia de Literatura e Jornalismo estará presente com vários de seus membros a reunião desta noite da Terça-Feira em Prosa e Verso no Palácio da Luz, sede da ACL, Rua do Rosário, 1, no Centro.

PLANTE UMA ÁRVORE. COLABORE COM A VIDA.

FORTALEZENSE NESTA QUARTA-FEIRA
A reunião da Academia Fortalezense de Letras
será nesta quarta-feira às 17 horas e 30 minutos
na sede do Instituto Felipe Martins de Melo, Rua Júlio Siqueira, 429, em frente ao Colégio Joaquim Albano no bairro Dionísio Tôrres.

DENÚNCIA:
Desejam comprar o prédio do antigo Colégio Cearense para que seja transformado em novo Shopping. Aquele prédio tem o perfil de um belo Centro Cultural. Será que nossos Governos (Municipal e Estadual) sabem disso?

CONCEITO
"O Socialismo/Comunismo é uma filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria" (Wilnston Churcill).

SACOS PLÁSTICOS
Não jogue sacos plásticos nas ruas. A limpeza da Cidade não é boa e você agindo assim estará ajudando a piorar ainda mais esta situação.

CRUZAMENTO PÉSSIMO
Continua o cruzamento da Rua Torres Câmara com Rua José Vilar, apresentando um grave problema no asfalto. Vários motoristas já perderam o comando de seus carros em face de problemas no asfalto. É isso mesmo. Por alí não trafega nenhuma autoridade do município de Fortaleza.

PASSAGEM DIFÍCIL
No horário de 7 as 8 da manhã e das 17 as 20 horas é muito difícil o trafego na Rua Afonso 
Celso esquina com Av. Rui Barbosa, na Aldeota.
De um lado uma Clínica que precisa parar carros e ambulâncias para saída e entrada de doentes. 

Do outro o estacionamento constante dos pais de alunos de um estabelecimento de ensino da língua inglesa. Pense num inferno! E o buzinaço no mundo... Este é realmente um país que não cumpre suas Leis, que se fossem utilizadas, seria ótimo.

CIGARRO - CONTAMINANDO E MATANDO PULMÕES AOS POUCOS! FUME MAIS, SE ARREBENTE E MORRA NO HOSPITAL!

PROGRAMA VICENTE ALENCAR 
Das 22 às 23 horas na Rádio Assunção Cearense AM 620 a realização do Programa Vicente Alencar com 5 blocos e 4 musicas: 1) Notícias culturais. 2) Poesia. 3) Comentário Esportivo do dia. 4) trovas. 5) A Crônica da noite. Todos intercalados com sucessos de Nélson Gonçalves, Sylvio Caldas,  Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Anísio Silva, Orlando Silva, Carlos Galhardo entre outros. Hoje à noite mais uma audição.

FUTURO
"O Brasil ainda será governado por um Homem que vista calças compridas, não use tatuagens, nem use brincos". Nós cremos em Deus!

MINISTÉRIO PATROCINA LIXO CULTURAL
* Vicente Alencar

A cada dia que passa nos deparamos, mais e mais, com fatos absurdos, com decisões tortas, posicionamentos sem nexo, por parte de pseudos-dirigentes do país, nos mais diferentes setores da Sociedade.

Em alguns momentos pensamos que o mundo virou. Se o globo tem, somente, duas faces - ou seja a de dentro e a de fora - nos parece que a de dentro, pouco conhecida, está dominando ou tentando dominar a de fora que, há 20 séculos e parte deste vem colocando as cabeças acima dos ombros para dirigir o mundo.

Sabemos que muitas destas existem, apenas, para separar as orelhas, mas, tentamos não acreditar nisso. Mas, no Brasil é quase certo, quase confirmado, que algumas pessoas assim vivem.

E o pior: Querem fazer com que outras acompanhem o seu "carneirismo", num vastíssimo deserto de idéias ou sabedoria, mostrando que estamos vivendo a República dos Apedeutas.

Jamais pensei que seria testemunha ocular da história, de tantas coisas infrutíferas, de tantas idéias erradas, de tantos absurdos. Já há alguns meses tomei conhecimento de uma informação que, pensei, fosse mais uma "fofoca" ou, mesmo,
como se diz atualmente "nós da Internet". Nem uma coisa nem outra> Verdade pura. Daquela que pode estremecer o Frade de Pedra de Itapajé.

Saibam, pois -meu acho que muitos já tomaram conhecimento - que o Ministério da Cultura, este que foi desmembrado do Ministério da Educação, mas, não alcança, realmente, os seus objetivos, acaba de patrocinar uma causa que agride e atinge diretamente a todas as pessoas, minimamente alfabetizado no Brasil.

Contratou aquele Ministério, uma pessoa que se diz escritora, para escrever e cometer um crime, 
que pode ser considerado, até mesmo, de Leza Pátria. Uma pessoa chamada Patrícia Secco conseguiu convencer as autoridades brasileiras de que o escritor Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, um auto-didata negro, filho de uma lavadeira de roupas, doente, com mil problemas a resolver, além da gagueira que lhe era peculiar, é um escritor que escreve difícil, afirmando "entendo que os jovens não gostam de Machado de Assis. Os livros dele têm cinco ou seis palavras que não entendem, por frase. As construções são muito longas".

Que tristeza! Que realidade miserável! Onde estamos, meu Deus, que um Ministério da Cultura dá guarida a uma pessoa que raciocina com tanta debilidade e falta de respeito! Uma pessoa que não têm a mínima noção da interpretação de texto e que deve estar a serviço
da ralé deste país, que ignora os livros, os autores, e se diz satisfeita por não precisar de Leitura, para viver.

Diz a apedeuta de plantão que reescreverá a Obra de Machado de Assis, para facilitar a interpretação das pessoas que nunca leram o Mestre. R, observem, o Ministério da Cultura usa a Lei Rouanet para financiar um projeto de incultura, que vai editar 600 mil livros. Ou melhor, seiscentos mil borrões, seiscentos mil papangús, como nós cearenses gostamos de dizer. Ou mesmo, que papagaiada literária, que deve ganhar uma colossal, na Praça do Ferreira, ou mesmo, no programa do arquiteto e humorista Falcão, na TV Ceará, Canal 5, de Fortaleza. 

O Jornalista Cid Carvalho utilizou-se de uma Crônica  "Doa a quem Doer",  para fazer as mais contundentes críticas a esse fato lamentável, dentro da história da Literatura Brasileira, é apenas uma mancha negra, dentro  da nossa Literatura. A mosca dentro do leite, para contaminá-lo. É lamentável termos que nos ocupar de assunto tão desnecessário, no campo do saber.

Pedro Henrique Saraiva Leão, médico e renomado escritor, ex-Presidente da Academia Cearense de Letras e da Sociedade Brasilia de Médicos Escritores, sempre que conversa com alguém e percebe que a pessoa sabe falar, conversar ou raciocinar, sai-se com esta: "fez um bom Primário".

Agora, perguntamos: será que essa moça, que deseja aparecer, negativamente, no cenário nacional, estudou alguma coisa? Como se negar a notoriedade de Machado de Assis, um escritor de escol?

Dentro de pouco tempo, se confirmada a agressão ao texto do escritor, e à Literatura Brasileira, por certo, tentarão fazer a mesma coisa com os textos de José de Alencar, Coêlho Neto, Castro Alves, Gonçalves Dias, Rui Barbosa, Humberto de Campos e tantos outros.

Somente de uma cabeça doente poderia sair uma ideia desta ordem. Onde estará uma Ministra, com os seus afazeres de grande importância, para dar ouvidos e concordar com tamanha anomalia?

O Ministério da Cultura, concordando com a mudança de um texto tradicional e, já se sabe que o primeiro a ser maculado será "O Alienista",obra publicada em 1882. Será que as pessoas, àquela época, eram mais inteligentes que as de hoje? Acreditamos que não. Pelo desenvolvimento natural das coisas, as pessoas de hoje deveriam ser mais, ainda. Mas, tudo indica que estamos caminhando inversamente, aos ponteiros do relógio, ou mesmo, igual as caudas de animais. Para baixo. 

"Vade retro Satanás"! Ausente-se da minha terra,
não transforme em Lixo o que é Literatura, para deixar cair, mais baixo, na escala social o que entende ou o que não aprendeu na vida. Fazendo vigorar o lixo cultural, nosso Ministério estará envergonhando toda uma Nação. Pelo menos, a daqueles que pensam!

                          Vicente Alencar *
                       Jornalista e Radialista
                Presidente da UBT - FORTALEZA
                Titular da Cadeira nº 27 da ACLJ

    

IBGE - O MAIOR BANCO DE DADOS DO BRASIL.
VISITE A NOSSA BIBLIOTECA.
Av. 13 de maio, 2901 - Bairro do Benfica.
Fones: 3464.5367 e 3464-5369.
Fortaleza - Ceará.  

KIT DE SEGURANÇA da B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!
________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________

Nenhum comentário: