Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 28 de maio de 2013

Notícias da UFC - 27.05.13


Imagem inline 1

UFC se destaca entre melhores instituições ibero-americanas e da América Latina 

A Universidade Federal do Ceará aparece em posição de destaque no Ranking Scimago de Instituições Ibero-Americanas (Ibero-Americano Scimago Institutions Ranking – SIR) de 2013 e no Ranking Mundial de Universidades Quacquarelli Symonds (Quacquarelli Symonds World University Rankings – QS-WUR). O SIR faz a análise da produção científica de quase 3.300 instituições de pesquisa em 106 países com base em dados quantitativos de publicações e citações que geram quatro indicadores bibliométricos.

O QS-WUR resulta da análise de sete subindicadores, a saber: reputação acadêmica da Universidade; reputação do empregador dos egressos; estudantes; proporção de pesquisadores com doutorado; citação das publicações e o impacto na Web. No SIR, em 2013, a UFC se coloca na 48ª posição entre países ibero-americanos, subindo quatro posições desde a aferição anterior, quando foi classificada em 52º lugar. Entre os países da América Latina, está em 23º lugar (antes se posicionava em 24º) e manteve-se em 15º lugar entre as instituições brasileiras. 

Os quatro indicadores bibliométricos analisados pelo SIR são os seguintes:

a) produção científica (PC): número de publicações em revistas científicas. As publicações com coautoria são atribuídas a cada IES participante;

b) colaboração internacional (CI): média das publicações científicas de uma instituição realizadas em colaboração com instituições de outros países. Os valores calculam-se analisando as publicações de uma instituição cuja afiliação inclui direções pertencentes a países estrangeiros;

c) qualidade científica média (QCM): impacto científico de uma instituição depois de eliminar a influência do tamanho e do perfil temático. A QCM permite comparar a qualidade da pesquisa de instituições de diferentes tamanhos e com diferentes perfis de investigação. O indicador expressa a razão entre o impacto médio de uma instituição e a média mundial para as publicações do mesmo período e área científica. A pontuação 0,8 significa que a IES é citada 20% menos que a média mundial, enquanto 1,3 indica que é citada 30% mais que a média mundial;

d) percentagem de publicações em revistas do primeiro quartil (SJR-1Q): referente às publicações de uma instituição em revistas incluídas no primeiro quartil, ordenadas pelo indicador SJR (que faz um levantamento de 25% das revistas com maior prestígio do mundo). O indicador SIR mede a influência ou prestígio científico de uma revista científica mediante a análise da quantidade e da procedência das citações que ela recebe. Sua utilização tem aumentado através da divulgação no portal SCImago Journal & Country Rank (www.scimagojr.com) e da inclusão, pela Elsevier, na base Scopus. Considerou-se a produção científica de 2007 a 2011 existente nessa base de dados para a elaboração dos referidos indicadores, associando-se cada publicação e cada citação dos pesquisadores encontrada à instituição correspondente.

Quanto ao indicador QS-WUR, eis os pesos de seus sete subindicadores: reputação acadêmica da Universidade: peso 0,4; reputação do empregador dos egressos da Universidade: peso 0,1; estudantes da Universidade: peso 0,2; proporção de pesquisadores com doutorado na Universidade; citação per capita dos pesquisadores da Universidade: peso 0,1; citação das publicações da Universidade: peso 0,1; e impacto Web da Universidade: peso 0,1.

Conforme os valores dos componentes do QS-WUR, a UFC obteve melhoras substanciais nos componentes que medem a reputação acadêmica da Universidade: citação per capita dos pesquisadores da UFC; citação das publicações da UFC e impacto Web da Universidade. Como resultado, o valor da UFC no indicador QS-WUR foi 15% superior ao de 2012, o que possibilitou à UFC permanecer entre as 100 melhores universidades latino-americanas, no posto 71 (melhora de 13 posições), situando-se no primeiro quartil de universidades de maior qualidade.

“Uma vez mais, há de se realçar que se trata de uma façanha, dada a juventude da UFC, comparativamente às demais IES latino-americanas e a algumas coirmãs brasileiras, situadas em regiões de maior desenvolvimento econômico e tecnológico”, finaliza o Prof. Wagner Bandeira Andriola, Secretário de Desenvolvimento Institucional da UFC.

Fonte: Prof. Wagner Bandeira Andriola – Secretário de Desenvolvimento Institucional da UFC – fone: 85 3366 7345

=======================================================

Nupase não realizará atendimento médico na sexta-feira (31) 

O Núcleo de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (Nupase), vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Ceará, informa que seu departamento médico não realizará atendimento ao público no dia 31 de maio, sexta-feira. A razão é que as instalações do local passarão por pintura. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 3 de maio. A administração ressalta que o Departamento Odontológico funcionará normalmente.

Fonte: Emanuella Lustosa, Administradora do Nupase – fone: 85 3366 7781

=======================================================

Revista da Pós-Graduação em Letras recebe trabalhos até dia 31 

A Revista Entrelaces, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, começa a receber trabalhos para sua terceira edição. O prazo para envio dos artigos, que devem ser inéditos e relacionados ao tema “A Literatura e suas relações”, é 31 de maio. A Entrelaces é uma publicação eletrônica semestral de classificação Qualis B4, destinada a discutir Literatura Comparada. Seu corpo editorial é composto por estudantes de mestrado e doutorado em Letras da UFC, enquanto docentes do programa e de outras instituições de ensino superior compõem o Conselho Consultivo. Mais informações podem ser acessadas no site da Revista Entrelaces.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras - fone: 85 3366 7618/ E-mail: revistaentrelacesufc@gmail.com

---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: