Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Notícias da UFC - 21.05.13



Programa Residência Agrária debate educação no campo

O Programa Residência Agrária (PRA) realiza, no próximo dia 29, seu II Ciclo de Debates, com o tema “Políticas públicas e educação do campo: explorando novas abordagens no mundo rural”. As atividades acontecem das 14h às 16h, no Auditório da Zootecnia, no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O objetivo do encontro é apresentar a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional nos últimos anos. O evento é aberto ao público, e as inscrições são feitas na ocasião.

Os palestrantes são: Maria das Dores Ayres Feitosa, Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); José Ribamar Furtado de Souza, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e Jorge Soares, aluno da Escola Família Agrícola Dom Fragoso, de Independência (CE). A moderadora será a Profª Eliane Dayse Pontes Furtado, da Faculdade de Educação da UFC.

SAIBA MAIS – O PRA, desde 2004, oferece aos alunos de graduação dos cursos de Ciências Agrárias da UFC formação teórico-prática por meio de seus grupos de estudos, capacitações, oficinas pedagógicas, pesquisa aplicada e estágio de vivência em áreas de assentamentos rurais no Ceará. Por meio do Programa, os estudantes ampliam os conhecimentos sobre o modo de vida e de produção da agricultura familiar e dos princípios do manejo agroecológico, fortalecendo a formação nas dimensões: social, econômica, política, técnica e ambiental. 

Durante a formação, eles são estimulados a produzir ensaios acadêmicos, participar de eventos científicos e ingressar na pós-graduação. Numa via de mão dupla, o PRA também possibilita o acesso de jovens assentados na formação dos princípios agroecológicos para se tornarem multiplicadores em suas áreas de assentamento. O PRA é coordenado pela Profª Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo. 

Fonte: Programa Residência Agrária – fone: 85 3366 9480 

========================

Oficina ensina Matemática através de argumentações lógicas e uso da Língua Portuguesa

Estão abertas, até 1º de junho, inscrições para 40 vagas da oficina “Antes de P e B escrevemos...”, que abordará adaptações no ensino da Matemática do Ensino Fundamental I através de argumentações lógicas e do uso coerente da Língua Portuguesa. Será realizada no dia 8 de junho (sábado), das 8h às 12h, na sala 12 do bloco 717 do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.

A formação é voltada, preferencialmente, para professores de Matemática e pedagogos, tanto da rede pública quanto da particular, mas graduandos em Pedagogia e licenciandos em Matemática também podem se inscrever. Gratuita, a oficina tem o objetivo de apresentar métodos e técnicas de ensino da Matemática que contemplem alunos com deficiência visual incluídos no sistema regular de ensino, bem como discentes sem deficiência visual que apresentam dificuldades de compreensão e argumentação na Matemática. 

Na ocasião, o livro Vivências e convivências com a deficiência visual, organizado pelo Prof. Jorge Brandão, do Centro de Tecnologia da UFC, poderá ser adquirido por uma lata de leite em pó, que serão doadas para o Instituto dos Cegos, no bairro Antônio Bezerra. A obra tem a participação de professores do Instituto dos Cegos, que apresentam “vivências” a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por eles, como o ensino de sorobã (o ábaco japonês), técnicas de orientação e mobilidade, experimentos na área de Ciências etc. 

As inscrições devem ser realizadas através dos e-mails profbrandao@ufc.br ou adaptacoes@gmail.com

Fonte: Prof. Jorge Brandão, do Centro de Tecnologia da UFC – fones: 85 3366 9602 / 8714 4249


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: