Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ciência, Tecnologia e Agricultura.

Ciência, Tecnologia e Agricultura.
Antonio de Albuquerque Sousa Filho*
A Academia Cearense de Ciências promoveu uma palestra do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Professor Renê Barreira, que abordou as diferentes metas de sua pasta. Na ocasião aproveitamos para levantar a questão da ausência de criação de um Instituto de Pesquisa Agropecuária do Estado.
O Ceará parece ser um Estado rico e esbanjador: já tivemos uma Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (EPACE) além de outros órgãos ligados ao suporte da Agricultura que foram extintos. Seus acervos foram jogados fora e os recursos humanos (muitos com mestrado e doutorado) dispensados. Poderíamos acrescentar ainda desperdício de projetos e programas de vultosos recursos financeiros, com resultados não concluídos ou interrompidos por caprichos pessoais e/ou interferências politicas.
A Agricultura dominante no nosso Estado - principalmente no semiárido - é a secular da prática de queimada, do plantio morro acima, da falta de tratos culturais adequados, do uso excessivo e irracional de agrotóxicos, da ineficiência na utilização de água e de variedades de culturas agrícolas (incluindo forrageiras) de longo ciclo para produzir.
Precisamos com urgência de um Instituto de Pesquisa Agropecuária com pessoal bem qualificado, salário condizente, estrutura moderna e enxuta, localizado no interior, capaz de manter convênios com entidades nacionais e internacionais de renome, dotado de bom suporte financeiro (certos recursos do governo federal e de entidades internacionais só são liberados para pesquisa com existência de devida estrutura  estadual) - e dirigentes com visão empreendedora, pois Ciência e Tecnologia em qualquer área do conhecimento só tem qualidade se a meritocracia dominar acima de apadrinhamentos e interesses pessoais.
(Publicado no jornal O Povo do dia 23/05/2013).



* Engenheiro Agrônomo, Professor da UFC.

Nenhum comentário: