Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

UFC inicia amanhã (1º) matrícula da segunda chamada do SiSU



UFC inicia amanhã (1º) matrícula da segunda chamada do SiSU

Começa nesta sexta-feira (1º) a realização das solicitações de matrículas para os convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As solicitações de matrículas devem ser feitas até terça-feira (5) nas instituições de ensino que convocaram os candidatos. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), há 2.628 vagas em 107 cursos, em todos os campi da UFC (os três de Fortaleza e os do Cariri, Quixadá e Sobral). Para efetuar a solicitação de matrícula em Fortaleza, o candidato deverá comparecer à Coordenadoria de Concursos (CCV), no Campus do Pici. Nas outras cidades, deve procurar a diretoria do campus específico. Ele precisará ter em mãos uma fotocópia autenticada de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio (ou declaração), documento de identificação oficial com foto e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Para a matrícula por procuração, são exigidos também o original da procuração estabelecida em cartório e fotocópia autenticada do documento de identificação oficial do procurador com foto (ou fotocópia simples acompanhada do original). Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer na data marcada para solicitação de matrícula, os pais ou um responsável legal poderão solicitá-la sem procuração. Cotistas precisam apresentar também histórico escolar de todo o Ensino Médio cursado em escola pública. De acordo com a classe de cotas à qual deseja concorrer, é necessário ter ainda documentos específicos que comprovem sua renda, tais como comprovantes de rendimento familiar e autodeclaração de cor/raça assinada. A lista completa de documentos pode ser conferida na página da Pró-Reitoria de Graduação sobre o SiSU: www.prograd.ufc.br/sisu.

Candidatos selecionados na primeira chamada para sua segunda opção de curso, independentemente de terem efetuado ou não solicitação de matrícula, continuam concorrendo na segunda chamada às vagas que escolheram como primeira opção no SiSU. Após as duas chamadas regulares, o Ministério da Educação divulgará, no dia 14 de fevereiro, a lista de espera, com convocação marcada para o dia 18. O prazo para participar dessa lista segue até 8 de fevereiro.

VAGAS – A maioria das vagas da UFC na segunda chamada do SiSU está em Fortaleza: 1.784 vagas, sendo 250 delas destinadas à reserva de cotas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública. Considerando o total de vagas, os cursos com maior vacância na capital são Agronomia (50 vagas), Farmácia (49 vagas), Enfermagem (46 vagas), Engenharia Elétrica (45 vagas) e Engenharia de Pesca (42 vagas). Há oportunidades também no Interior, com 458 vagas no Cariri (47 destas destinadas às cotas), 291 em Sobral (29 para cotas) e 95 em Quixadá (12 para cotas). Os três cursos com mais vagas para a segunda chamada nos campi do Interior são Engenharia Elétrica – Sobral (79 vagas), Agronomia – Cariri (74 vagas), Engenharia da Computação de Computação – Sobral (69 vagas), Engenharia Civil – Cariri (64 vagas) e Engenharia de Materiais – Cariri (63 vagas).

No curso de Medicina de Fortaleza, o terceiro mais procurado em todo o País em número de inscrições no SiSU, há 29 vagas, sendo quatro delas para cotistas. Em Medicina – Cariri são 23 vagas e em Medicina – Sobral mais 16 vagas. Também existe disponibilidade de vagas para a segunda chamada no curso de Direito, em Fortaleza: 33 vagas para o curso noturno e mais 32 no integral.

UFC NO SISU – A Universidade aderiu ao SiSU em 2010, com ingresso em 2011, com 100% de suas vagas ofertadas no Sistema. Este ano, foi a instituição de ensino superior mais procurada do País, com 133.923 estudantes inscritos. Em 2013, a Universidade ofertou 5.258 vagas no Sistema, tendo preenchido 3.630 vagas na primeira chamada, o que corresponde a 58%. O índice é equivalente ao do ano passado e um dos maiores do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.sisu.mec.gov.br/ e www.prograd.ufc.br/sisu.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, coordenador do SiSU na UFC – 85 3366 9036


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
(85) 3366.7331 / 3366.7332


Nenhum comentário: