Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seminário internacional aborda a escravidão no Brasil

Secretários do Ministério do Turismo, que desenvolve projetos sobre turismo étnico, participam da abertura do evento
 20/08/2012
Brasília (DF) – Foi aberto hoje (20) em Brasília o Seminário Internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”. O evento, parceria entre a Fundação Cultural Palmares e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), conta com apoio dos Ministérios do Turismo, Cultura, Educação, e Relações Exteriores.

O seminário é baseado no projeto da Unesco “A Rota do Escravo”, que implementou um programa sobre o tráfico negreiro que marcou as relações entre a África, Europa e as Américas. Um dos principais objetivos da iniciativa, de acordo com a Fundação Palmares, é a elaboração de um guia conceitual e metodológico para auxiliar o desenvolvimento do turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tema.

“Uma das vertentes do segmento de turismo cultural, trabalhado pelo MTur, é o turismo étnico. A parceria com a Fundação Palmares nos permite avançar em projetos que estimulem a criação de roteiros para turistas interessados em conhecer e vivenciar esse momento da cultura nacional”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Paulo André. Ele e o secretário executivo, Valdir Simão, representaram o MTur na abertura do evento, que prossegue até o dia 23.

ASCOM
postado em : http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120820-1.html

Nenhum comentário: