Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Agência Espacial Europeia divulga imagem da Terra mostrando amanhecer no Ceará


Agência Espacial Europeia divulga imagem da Terra mostrando amanhecer no Ceará

Publicado em 07/08/2012 - 16:37 por  | 12 Comentários
Imagem da Terra feita na manhã desta terça-feira (07) mostra o Ceará coberto por nuvens ao amanhecer Imagem: ESA / Arte: Felipe Belarmino
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta terça-feira (07) uma das imagens em melhor resolução já feita da Terra e nela aparece a imagem do amanhecer no nosso Estado, feita pelo satélite MSG-3.
O arte-finalista do Diário do Nordeste Online, Felipe Belarmino, aproveitou a imagem e fez um destaque (em vermelho) da localização do Ceará, incluindo sua capital Fortaleza. Como se percebe na imagem, o céu estava nublado na maior parte do território cearense.
O satélite  foi lançado no último dia 5 de julho e com ele, a Europa se tornou líder mundial em meteorologia por satélite. O MSG-3 é o terceiro de uma série de quatro satélites cuja produção foi iniciada em 2002, por pelo menos 13 países. O último da série, MSG-4, está previsto para ser lançado em 2015.
O grande objetivo é oferece mapear a Europa e África, a fim de melhorar as previsões climáticas de curto prazo, em particular, acompanhar com rapidez o desenvolvimento de tempestades ou nevoeiros.
Mas além de sua função prioritária, o satélite faz a varredura da superfície da Terra a cada 15 minutos em 12 comprimentos de onda, para acompanhar o desenvolvimento de nuvens.
O satélite pode vasculhar áreas tão pequenas quanto um quilômetro nas faixas visíveis de luz, e três quilômetros na região do infravermelho.

Nenhum comentário: