Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 18 de agosto de 2012

Notícias da UFC - 17.08.12


Centro de Tecnologia promove curso de Matemática inclusiva     O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para o curso "Matemática e Deficiência Visual", que contempla o conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental, tornando-o acessível tanto a estudantes com deficiência visual incluídos no sistema regular de ensino, quanto a alunos videntes (sem deficiência).Trata-se de curso semipresencial gratuito, com carga horária de 64 horas/aula cujo público-alvo são professores do Ensino Básico e estudantes de graduação de licenciaturas na área. Os interessados podem inscrever-se até dia 10 de setembro através do e-mail adaptacoes@gmail.com. As aulas serão iniciadas no dia 15 de setembro e seguem até 15 de dezembro. Na programação, estão previstas aulas teóricas e visitas a escolas especializadas em metodologias inclusivas. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail profbrandao@ufc.br.Fonte: Prof. Jorge Brandão, do Centro de Tecnologia – (fone: 85 3366 9602 / 8714 4249)
===================================================================
Primeira travesti a cursar doutorado no Brasil defende tese nesta sextaSerá realizada hoje (17), às 14h30min, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, a defesa da tese de Luma Nogueira Andrade, primeira travesti a cursar doutorado no Brasil. Luma é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e, em seus estudos, relata a discriminação sofrida na rede pública de ensino e aponta falhas na formação dos professores. A defesa é aberta ao público. O Auditório Valnir Chagas fica na Faculdade de Educação da UFC (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). Fonte: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC - (fone: 85 3366.7680)
====================================================================
UFC é 2ª do Brasil em aprovações no Projeto Jovens Talentos para a CiênciaA Universidade Federal do Ceará foi a segunda instituição de Ensino Superior brasileira em número de bolsas aprovadas pelo Projeto Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o Brasil, foram selecionados 4.791 alunos. Além de segundo lugar no Brasil, a UFC foi primeiro lugar no Nordeste, com 276 alunos contemplados, representando 5,76% do total de bolsas.Um total de 77 mil estudantes, que ingressaram no primeiro semestre de 2012 em cursos de graduação em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o País, passou pelo processo seletivo, realizado em abril. Foram selecionados para receber bolsa no valor de R$ 400 por mês aqueles que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste. As bolsas terão validade de 12 meses (agosto de 2012 a julho de 2013) e serão implementadas ainda neste mês.A iniciativa, criada em fevereiro em formato piloto, é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas, com o objetivo de estimulá-los ao aprendizado acadêmico e à prática em ciência e tecnologia. A expectativa também é de que esses estudantes se preparem para ingressar, a partir de 2013, nos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de Licenciaturas Internacionais (PLI), Ciência sem Fronteiras e de Iniciação Cientifica, do CNPq.Segundo o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, o resultado alcançado no Programa Jovens Talentos para a Ciência mostra que a Instituição aparece, cada vez mais, no cenário nacional, através de várias ações. “Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já estamos entre as universidades do País mais procuradas pelos estudantes e, agora, somos a segunda universidade brasileira na conquista de bolsas do Programa. Em 2011, fomos a Universidade que mais enviou alunos de graduação para a França. Somos, também, a universidade brasileira que mais recebe estudantes de graduação africanos. Isso mostra a qualidade do nosso ensino e de nossos estudantes, sempre crescente. São dados qualitativos também, que mostram melhorias em nossa Instituição”.Confira o resultado final em: (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Resultado-JovensTalentos_10ago12.pdf). Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – (Fone: 85 3366.9940)
======================================================================
PNV seleciona professores de Língua Portuguesa e MatemáticaO Projeto Novo Vestibular (PNV), cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ligado ao curso de História da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para uma vaga de professor de Língua Portuguesa (Gramática) e três para professor de Matemática. Para os interessados em disputar a vaga de Língua Portuguesa, as inscrições ocorrem até 22 de agosto, das 18h às 22h. O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição, disponível na sede do PNV (Centro Acadêmico do Curso de História, na Área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). Também é preciso entregar histórico escolar de graduação devidamente regularizado e assinado, uma foto 3x4, Curriculum Lattes ou Vitae (no qual devem constar atividades acadêmicas). É necessário estar matriculado no Curso de Graduação em Letras da UFC e ter cursado entre 35% e 80% dos créditos curriculares.MATEMÁTICA – Para as três vagas de professor de Matemática, as inscrições seguem até 3 de setembro, também das 18h às 22h. Os documentos necessários são os mesmos que os da vaga para Língua Portuguesa. Os candidatos terão de estar regularmente matriculados em um dos seguintes cursos de graduação da UFC: Matemática (Licenciatura ou Bacharelado), Estatística, Computação ou Engenharia (Mecânica ou Elétrica), tendo cursado entre 20% e 80% dos créditos curriculares.Para disputar qualquer uma das vagas (Língua Portuguesa ou Matemática), é preciso ter disponibilidade mínima de 16 horas semanais, distribuídas no horário noturno (2 dias) e no horário diurno (sábados e feriados, por escala). Fonte: Projeto Novo Vestibular - (fone: 85 3366.7747, atendimento das 18h às 22h)
---
Universidade Federal do Ceará - UFCCoordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: