Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 31 de março de 2016

HISTÓRIA DA ACCA - INFORMATIVO 002 / MARÇO 2005

ACADEMIA CEARENSE DE CULTURA E ARTE
        Fundada em 05 de Fevereiro de 2005
                 Fortaleza - Ceará - Brasil

Informativo 002
Março de 2005


1-
Completando 4 anos de publicação, neste mês de março, a Revista MOSAICO, em seu número 80, a qual pertence a Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Coloca naquele número, como matéria principal, o trabalho "Intercâmbio Fraterno", nas páginas 14, 15 e 16.

2- 
Apresenta um artigo de Alexandre Silvério Nepomuceno (foi grande jogador de futebol, atuando pelo Ceará Sporting), Francisco José Pessoa de Andrade Reis, O PSOA, Florisbello Villa Nova, Donato Ângelo Leal, Cláudia Christina Bravo e Sá Carneiro, João Edson Rôla, Almir Bandeira H. Cavalcante e Wilson Marques Barbosa.

3-
Uma outra especial, enfocando os "200 anos do Rito Schroder",  e uma outra sobre Tiradentes, com um relato completo da vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Patrono Cívico da Nação Brasileira. Texto de Francisco Batista da Silva.

4-
Na Coluna ELES FIZERAM A HISTÓRIA DA MAÇONARIA  DO CEARÁ, o enfoque especial sobre o poeta Rogaciano Leite, escrito pelo Jornalista Zelito Cavalcante.

5.
A Cadeira número 1, da Academia Cearense da Língua Portuguesa é ocupada pelo Professor Arnaldo Vasconcelos.

6-
O Patrono da Cadeira número 1 é o saudoso Professor Antonio Martinz de Aguiar lente do idioma pátrio em nossa terra. Arnaldo Vasconcelos que aniversaria em 18 de abril, é Sócio Fundador da ACLP.

7-
A escritora cearense Dina Avesque publicou, em 2002, seu livro de poesias intitulado "Imagens do Caminho", editado pela Pouchain Ramos.

8- 
Chico da Silva, o grande pintor acreano, consagrado no Ceará, chegou ao nosso Estado, em 1916, com 6 anos de idade, passando a residir com os pais, em Quixadá.

9-
A Antologia TERRA DA LUZ, organizada pelo Professor Carlos D'Alge para a Editora Verdes Mares, está completando 7 anos, neste 2005. Inicialmente, a Antologia foi editada em 1966, por iniciativa de um grupo de intelectuais entre eles Antonio Pessoa Pereira e Artur Eduardo Benevides.

10-
A edição que citamos agora foi editada em 1998, resgatando trabalhos de 28 nomes, todos inclusos no Volume Poetas.

11-
Entre os homenageados estão Paula Nei, Antonio Sales, Padre Antonio Tomás, José Albano, Júlio Maciel, Edigar de Alencar, Jáder de Carvalho, Antonio Girão Barroso e Nertam Macedo.

12-
Em 28 deste mês de março as comemorações do Dia do Revisor,
uma categoria que colabora, decisivamente, com o jornalismo brasileiro.

13-
O Dia Nacional da Poesia é comemorado no dia 14 de março, data de nascimento de Castro Alves, o grande poeta brasileiro.

14-
No dia 7 de setembro, deste ano, o Rádio brasileuro completará 83 anos. A primeira transmissão ocorreu em 7 de setembro, de 1922, no Rio de Janeiro no Governo de Epitácio Pessoa.

15-
Leia e prestigie a Literatura Cearense. Em 1985, portanto, há 20 anos, foi publicado pela Editora Verdes Mares - Diário do Nordeste, o livro Edilson Brasil Soárez - um marco na Educação. Autoria de seu filho Ednilo Soárez.

16-
Na segunda semana de cada mês, na Academia Cearense de Letras a realização da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO. Sempre das 19h30min às 21h30min com Coordenação de Margarida e Vicente Alencar.

17-
No primeiro sábado de cada mês às 10 horas da manhã também na Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 1, centro - reunião da UBT - União Brasileira de Trovadores, Secção de Fortaleza.

18-
A Academia Cearense de Retórica presidida pelo tribuno Mauricio Benevides reúne-se na terceira quinta-feira de cada mês sempre as 16 horas no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

* Republicado a pedido em 30 de março de 2016, 11 anos de sua edição, em março de 2005.

Jornalista Vicente Alencar
Coordenador e Consultor da ACCA.

Nenhum comentário: