Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Joaquim Cardozo - Depoimentos de Astrid Cabral e Lenilde Freitas



http://www.proparnaiba.com/artes
O gerente do departamento de operações da Eletrobras, José Ângelo, disse que o acúmulo de salito é a causa das constantes faltas de energia no litoral do Piauí.
https://diegomendessousa.wordpress.com/

18
jan
2016

Joaquim Cardozo - Poeta amado do Recife




Poeta Joaquim Cardozo
====================================================
"Gosto muito do Joaquim Cardozo. Quando estive em Recife senti que é poeta mais amado que o João Cabral (de Melo Neto)."
 

Astrid Cabral (Poeta de Manaus, vivente do Rio, 1936- )
 
====================
 
 
"(...) Ele é muito amado aqui (Recife), embora tenha vivido muitos anos no Rio de Janeiro.
Um dos meus preferidos: daí o  meu poema Tributo a J. C.
 
(Joaquim Cardozo)


Quando me formei em Letras, escolheram para Paraninfo o dono de um Supermercado daqui.
Disse-lhes. Eu não vou participar da Formatura de um Curso de Letras, cujo Paraninfo escolhido é o dono de um supermercado.
O Poeta Pedro Américo (de Farias), que era da minha Turma, me apoiou. Falei: só participarei se escolherem Joaquim Cardozo.
Aceitaram. Fui até a casa do Poeta (dessa visita surgiu o Poema), fiz-lhe milhares de perguntas e recebi um livro com amável dedicatória. Saí felicíssima do casarão."
 

Lenilde Freitas (Poeta da Paraíba, vivente do Recife, 1939-)
 
 
==================



Soneto da Vinda
                                               
Joaquim Cardozo (Poeta Pernambucano -  1897 / 1978 )  


        
             

Éa Vida? És a Morte? Ninguém sabe.
Ninguém! Mas sei que és bela, e sei, sorrindo;
Tão bela e feita para  que surgindo
O mundo louve e a Natureza gabe.

Vida! Se és vida, a dor em ti não cabe.
Morte? Morte serias fim infindo.
Presumo que hás de vir antes do fim
Do dia, antes que o dia todo acabe.

Se queres vir, não tardes, sim, se queres...
Se de mim pretendes, se a mim preferes
Não há mais razões, nem há mais confronto...

Esta é a hora de vir, a que convém;
Sem sombra, sem luar, sem sonhos, vem...
— É dia claro, claro, é azul em ponto.


==========
Poema de Joaquim Cardozo
Minuta de Diego Mendes Sousa
 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo:




Por: artes



http://www.proparnaiba.com/artes
O gerente do departamento de operações da Eletrobras, José Ângelo, disse que o acúmulo de salito é a causa das constantes faltas de energia no litoral do Piauí.
https://diegomendessousa.wordpress.com/
17


Nenhum comentário: