Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 31 de janeiro de 2016

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA 30 janeiro de 2016

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA
30 janeiro de 2016

UM POUCO DE POESIA

ÔMEGA
Adriano Spínola
Livro: PO! Esia - O lote clandestino
Ano: 1982
Edições Água (Em Fortaleza-CE)


Que fiquem os anéis
(prá salvar o estômago)
e também os dedos
da poesia
(para agarrar o âmago
do dia).

NA AVENIDA BRASIL
Adriano Spínola

Atenção, devagar:
assalto à mão armada
a 100m

Atenção. não olhe:
espancamento e estupro
a 20m

Atenção, não se abale:
assassinato e roubo
há 500 anos.

ALGUMAS TROVAS

Tenho gritado por tudo
pela mamãe e o papai
o que me arrasa contudo
é meu grito que não sai.
WALDIR RODRIGUES - UBT FORTALEZA

Minha pena corre forte
ao sabor deste papel
até parece que a sorte
vai levar-me para o céu
NEIDE AZEVEDO - UBT FORTALEZA

Teus olhos, ardentes círios, 
meus dias tornam risonhos, 
e tuas mãos, brancos lírios,
vão modelando meus sonhos.
GISELDA MEDEIROS - UBT FORTALEZA

Juventude, na verdade,
existe dentro de mim,
ao acalentar da saudade, 
dos sonhos idos, sem fim!
FRANCINETE AZEVEDO - UBT FORTALEZA

No brilho do teu olhar
numa expressão tão discreta
descubro quase a sonhar
este amor que me completa.
VICENTE ALENCAR - UBT FORTALEZA

VIAGEM
Se vai viajar no Carnaval veja como estão as condições do seu veículo. Cuidado!

LIVRO:
Em 1957 o Professor Plácido Aderaldo Castelo  (que viria depois Governar o Ceará) publicou o libro PROBLEMAS AGRO-PECUÁRIOS DO CEARÁ. Saiu pela Editora Jurídica Ltda, Rua Princesa Isabel, 623 - Fortaleza - CE. Até hoje está atualizado, passados tantos anos.

MAIS POESIA:

ATESTADO DE RESIDÊNCIA
Juçara Valverde 
(Presidente da UBE - RJ)

Escolhi o Rio ou ele me escolheu?
Talvez porque o Cristo Redentor 
me abençoa quando chego
pelo Aterro do Flamengo
e Ele está lá, no alto
e me recebe de braços abertos.

Adotei a Cidade Maravilhosa
no meu passeio pelos calçadões
de Madureira ou Copacabana
quando sou apenas
mais uma na multidão
com qualquer roupa, estilo, jeito ou trejeito.

Curti este sol e mar
vinda do frio do Sul
e encontrei o calor
do veranico carioca
de janeiro a janeiro
queimando nas praias do Leme ao Pontal.

Achei por aqui a alegria
nos bares e botequins com petiscos variados
até bolinho de feijoada
onde amigos
tomam uma gelada
para esquentar o papo.

Observei que nas praças
confraternizam-se cachorros e gatos
idosos e crianças
com musica ao ar livre
como o chorinho do "Arruma o Coreto"
nas manhãs de domingo.

Criei raízes neste lugar
porque trocamos sorrisos
conversamos nas filas
com desconhecidos
independente de crença ou time de futebol.
Somos todos iguais.

Encontrei neste espaço
lenitivo para a solidão.
Onde as feiras livres são ponto de encontro 
para o pastel com caldo de cana
e vizinhos e feirantes
discutem a novela e a política.

É uma Cidade em festa
da Lapa com suas gafieiras
ao forró de São Cristóvão
das baladas no Circo Voador
ao jazz na Lavradio.
Pés de valsa somos uns passistas turistas.

A Cidade do Carnaval democrático
das marchinhas no Boi tá-tá
do batuque do Largo do Machado mas não largo o copo
oi do Monobloco, Carmelitas e tantos mais.

E pelas ruas: bolas pretas, índios e mascarados
cantam e encantam de norte a sul.

Ando por esta metrópole
da Zona Sul a Oeste
perdida no trânsito 
embalada pela Nossa nova de Tom e Vinicius
e a vida transcorre, escorre
corre e desliza no Horizonte.

Mas o que mais me atrai
são os dias longos
a noite alta na cidade que não dorme.
A insônia de bares lotados.
Orgia, folia ou embalo "porque hoje é sábado"
como diria o Poetinha.

O nosso Rio de Janeiro tem natureza invasora
do alvorecer da Princesinha do Mar
visto do Forte de Copacabana
ou o pôr do sol aplaudido do Arpoador
o Jardim Botânico com suas palmeiras
o passeio pela Lagoa entre capivaras e pardais.

E ainda posso
sair por aí
"sem lenço, nem documento"
apenas com as mãos limpas
o coração aberto
como num dia de Fla x Flu.

CASA DE LIVROS USADOS "O GERALDO"
Rua 24 de maio, 950 - Fortaleza - CE.


ENCANTAMENTO
Vicente Alencar
(Presidente da UBT Fortaleza).

Encantamento não tem idade.
Assim, o amor maduro, 
grandiosamente forte,
a cada dia se transforma
em rocha de granito,
ao mesmo tempo
numa perfeição
de sentimentos.
Amar é sentir,
sentir é viver.


Equipe:
Fernando de Alencar.
Pedro Rogério.
Izete de Alencar. 
Assis Mendonça Neto.
Jovino Nunes de Alencar.
Margarida Alencar.
Lúcio Rogério.
Consultor: Vicente Alencar.

Nenhum comentário: