Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 31 de janeiro de 2016

Cenário 29/1 - Pelo Náutico (tombado), Pça. Portugal e Iracema Plaza

Caros companheiros de luta em defesa do NáuticoPraça Portugal e Iracema Plaza Hotel.

Talvez você possa compreender a minha solidão, esse jeito de deixar sempre de lado a certeza e arriscar tudo de novo com paixão"
 (Antônio Carlos Gomes BELCHIOR Fontenelle Fernandes).
Pois o que todos temos a guardar pela preservação do NáuticoPraça Portugal e Iracema Plaza Hotel nos apraz tanto que pouco importa o risco decorrente de luta tão grandiosa - e justa - contra o poderio das forças econômicas envolvidas.

De novo nos vários "fronts" em defesa dos bens históricos que nos são caros, há apenas a intimação do Ministério Público Estadualpelo magistrado da 10a. Vara da Fazenda Pública para que aquele se manifeste a respeito do atual status do feito promovido por sócios do Náutico ligados ao Movimento Náutico Urgente a fim de anular espúrio acordo judicial firmado entre a Direção do clube e a Procuradoria Geral do Município que, à revelia da lei, buscou desafetar da proteção do tombamento parte do bem tombado e a totalidade de sua área de entorno.
Vejam, senhores, este processo teve recurso especial recentemente acolhido pelo Vice-Presidente do TJ-CE, que o remeteu ao STJpara apreciação e julgamento.
Conforme resultado, somente então o feito poderá retornar à primeira instância.

Mas a falta de novidades, pelo menos até as 22:00h do dia de hoje, tem muito mais bons indícios a nos alcançar do que nossa vã filosofia poderia imaginar: é hoje que se encerra o prazo de manifestação do titular da I Promotoria Especializada do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, cujo incidente de impedimento aberto pelo Movimento Náutico Urgente em dependência à ACP promovida com o pretenso intuito de proteger o tombamento do Náutico, mas que na prática desafetaria as mesmas áreas objeto do espúrio acordo acima mencionado, poderá anular este processo, eivado de equívocos.

Estamos muito bem postados na defesa da Praça Portugal pela via judicial.
Há claros indícios de desvio de finalidade em tudo que 
vem fazendo Prefeitura de Fortaleza, através da infeliz gestão que afetou o município desde 2013, com o intuito de remover ou mutilar este logradouro.
Após anúncio no início de 2016 quanto ao início de obras no final de janeiro para redução do anel central da 
Praça Portugal, temos conhecimento de novo recuo da Administração Municipal sob a alegação de falta de aceitação das referidas obras pela maioria do povo fortalezense.
Vamos ver, pois uma gestão como esta pode surpreender negativamente a qualquer momento.

Neste sábado, os Movimentos Náutico Urgente e Nossa Praça Urgente estarão de plantão entre 12:00h e 15:00h noRestaurante Spicy Gourmet, localizado na 
Rua Paula Ney, 523, Aldeota, primeira travessa paralela à Av. Padre Antônio Tomás, logo após o cruzamento com a Av. Estados Unidos (atual Senador Virgílio Távora), para recebimento de adesões ao tombamento estadual provisório do Náutico (que já está em curso, mas poderá ser apoiado por mais cidadãos do Ceará) e conversa sobre a ameaça de vilipêndio ao Edifício São Pedro, onde funcionou o inesquecível Iracema Plaza Hotel.

Finalmente, a título ilustrativo, havemos de esclarecer o porquê de nos referirmos à atual Av. Senador Virgílio Távora como Av. Estados Unidos.
Em lamentável decisão de políticos no século passado, tentativa de alteração de três logradouros resultou em agressão ao nome daAv. Estados Unidos, isto sem qualquer demérito à relevância do novo nome proposto.
Um dos logradouros teve seu nome merecidamente alterado, pois era um absurdo ter nossa querida Av. Beira Mar batizada de Av. Presidente John Fitzgerald Kennedy.
O outro, nossa querida Praça Portugal, por pouco não teve sua denominação definitivamente alterada para Praça Governador Parsifal Barroso. Apenas com a intervenção de munícipes e da Embaixada de Portugal, o então Prefeito Juraci Magalhãescancelou a mudança de nome da 
Praça Portugal e homenageou o saudoso Governador Parsifal Barroso com a denominação da Avenida em continuidade à Av. Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo.

Até amanhã no Spicy para os que lá forem e a próxima sexta-feira aos demais.

 


 
Aderbal Aguiar
Movimento Náutico Urgente
Celular: (85) 99600-8569
WEB Page: http://www.nauticourgente.eco.br

Nenhum comentário: