Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA 12.01.2016


CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA
 Fundado em 6 de outubro de 2000
  Acesso a Internet em 12.05.2010


Leia e prestigie nossos Poetas. Eles somente serão
maiores se todos nós divulgarmos seus trabalhos.



SILÊNCIO DA LAGRIMA
Almir Gomes de Castro
(Autor de Poeta Toda Vida)

Lágrima do silêncio,
refugo das paixões
entre acenos e contentamentos.

Lágrima que colhe no pranto
esse amor infinito...
tece o pano que nos agasalha,
como o bicho-da-seda
trazendo na arte:

É como o poeta da palavra
tecendo na dor
uma maneira de viver feliz...

Feliz no silêncio da lágrima.

No último sábado de cada mês, as 10 da manhã, na Academia 
Cearense de Letras - Rua do Rosário, 1, reunião da UBT - União Brasileira de Trovadores. Presidente: Vicente Alencar. Presidente de Honra: Gutemberg Andrade.

A Academia de Letras e Artes do Nordeste - Alane é presidida pelo médico e poeta Francisco Nóbrega, que substituiu ao presidente anterior Carlos Augusto Viana.


SONETO
Cid Carvalho
(Autor de Pássaro de Fogo)


Senhora do Amparo, eis meu lenço branco
e o meu pranto incolor eis desaguado;
eis minha amada e o meu amor tão franco,
meu baú de molambos já arrumado.

Aqui está meu terno de onde arranco
paisagens quase rudes - um bocado
daquilo que nós vimos e estanco
a saudade disforme; estou voltado

para a amada já toda absorvida
pelo meu rosto, pela minha história; 
- ela chegou e vamos bem unidos.

Ponho  meu lenço ao sol da nossa vida
e o pranto seca, seca na vitória
sobre os remorsos todos consumidos.


O escritor Lima Freitas  terceiro sábado de cada mês às 10 horas da manhã a  reunião ordinária da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, na Casa de Juvenal Galeno.


NOITE
Neide Azevedo Lopes
(Autora de Uma pausa,uma luz).

Meu abraço de saudade
aquece-te em lua cheia
És tão vivo em mim
que sinto teu cheiro bom
mesmo a distância.

À noite abrigo-me por inteira
sobre teu peito amigo.
Perfumo o cabelo
só para agradar-te.

Pinto a boca de vermelho
só para sorrir-te.
Ouço tua voz que é um poema.

À noite, sorrimos,
murmuramos e gritamos,
somos um, somos infinitude,
somos Deus.

José Telles foi eleito presidente da recém criada Academia Cearense de Médicos Escritores. Pedro Henrique Saraiva Leão é o Presidente de Honra.


MADRUGADA
Christiano Câmara
(Fundador do Museu da escadinha, na Rua Baturité,  172
no Centro de Fortaleza).

Madrugada boêmia,
de amargas lembranças,
de ingênuas crianças
que a vida matou...

Madrugada silente
desses homens descrentes,
de imagens queridas
que o tempo levou.

Madrugada de vida,
de mulheres perdidas
que, buscando querida, 
o teu manto encontrou...

Madrugada, o poeta
que, de há muito, te busca,
só encontra o silêncio
do amor que findou...

Terça-Feira em Prosa e Verso, na segunda semana de cada
mês, na terça, agora às 9
horas e 30 minutos até as 11 horas e 30 minutos na Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 1, Centro.
PS. O horário NOTURNO foi abolido de nossas reuniões em face da INSEGURANÇA reinante em Fortaleza.

OLHARES
Vicente Alencar
(Autor de Madrugada Fria)

Dos teus olho,
eu senti o brilho 
da vida
voltado para mim.

Senti que 
no havia nada mais
belo e estranho
para meu coração enamorado.

Tu me olhavas e me fazia
perguntas.
Não precisava falar.
Eu compreendia tudo 
que vinha da tua luz morena
nos olhos reluzentes.

Havia um sorriso, havia um poema, 
havia muito mais que um
simples olhar.

Havia um chamamento de amor,
havia um derramamento de cor,
de paixão.

Também de dor, pois não podia
ser como eu queria, como tu querias,
como nós queríamos.

Mas, meus olhos fitavam os teus olhos
e tinham respostas para todas as
perguntas.

E em todas elas continham as
interrogações
sobre o nosso amor.


José Maria Chaves é o Vice Presidente da recém fundada Academia Cearense de Médicos Escritores. Geraldo Bezerra o Secretário e Walter Miranda o Tesoureiro.


VIDA E MORTE
José Maria Chaves
(Membro da Academia Brasileira 
de  Médicos Escritores-ABRAMES)

A vida
é alegre chegada
Passarinhos na bebida
em rio
que corre manso.


Mas que d"avanço em avanço
em persistente corrida
finda 
morrendo no mar
tal qual louco suicida.

E o sol se põe,
a chorar,
vendo o dia se acabar
pois morte 
é triste partida.


A Sociedade Cearense de Geografia e História realiza todos os meses, às 16 horas, do dia 16, sua reunião ordinária,  na Academia Cearense de Letras ou Casa de Juvenal Galeno,
dependendo das circunstâncias do momento.


PERDAS E GANHOS
Walter  Miranda
(Membro nato das Antologias das Sobrames-CE
sendo autor de vários titulos em muitas edições).

Detesto perder tempo
A liberdade,
A ocasião,
o trem da história.

Detesto perder dinheiro
A têmpera,
A compostura,
O fio da meada.

Detesto perder o início do filme,
cara ou coroa,
par pu ímpar,
um gol feito.

Detesto perder o sono
A hora do embarque,
A sensibilidade,
A inspiração,
Mas adoro me perder
De amores por você.

Clube dos Poetas de Fortaleza - CPFOR
Colaboração:
Lúcia Barreto.
Cláudio Barreto.
Glória Jaguaribe.
Célia Sued (Rio).
Claudia Gentil.
Fernando de Alencar (São Paulo).
Consultor:
Vicente Alencar.


                                                    


Nenhum comentário: