Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Alunos de Sistemas e Mídias Digitais ganham Prêmio Hipertexto com jogo educacional on-line


Alunos de Sistemas e Mídias Digitais ganham Prêmio Hipertexto com jogo educacional on-line

Os estudantes Julianne Holanda, Gabriel Rodrigues, Breno Sousa e Hiago Bruno, alunos do 2º semestre de Sistemas e Mídias Digitais (noturno) da UFC, receberam o Prêmio Hipertexto 2015 na categoria Aplicativos Educacionais, pelo desenvolvimento do jogo educacional "Jovem Detetive" (http://goo.gl/JB5RGS), durante o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em dezembro passado.

O "Jovem Detetive" é um jogo de investigação, com mecânica inspirada nos jogos da franquia "Where in the World is Carmen Sandiego?" e design da mesma linha de "Phoenix Wright", o que resultou em boa jogabilidade com um visual leve e contemporâneo. "O projeto foi criado com o intuito de minimizar o desânimo dos alunos em aprender a cultura dos países latino-americanos, pois a maneira como o conteúdo é exposto em sala de aula, muitas vezes, é de difícil assimilação", explica Julianne Holanda, integrante da equipe de desenvolvedores.

O jogo, desenvolvido como uma ferramenta adicional e atrativa para exercitar o conteúdo visto em sala de aula, instiga os estudantes a se empenhar em pesquisas e estudos e, com isso, amplia as possibilidades de aprendizagem. "Jovem Detetive" foi resultado do projeto final das disciplinas Comunicação Visual I (Prof. Andrei Bosco), Narrativas Multimídias (Profs. Glaudiney Mendonça e Georgia Cruz), Programação II (Prof. Ricardo Brauner) e Cognição (Profs. José Aires e Raquel Santiago).

Fontes: Julianne Holanda – fone: 85 98808 0474; Gabriel Rodrigues – fone: 85 98775 2605; Breno Sousa – fone: 85 98900 5449; e Hiago Bruno Rabelo – fone: 85 99723 9213

======

Aluno de Agronomia utiliza drones em pesquisas de sensoriamento remoto

Vinicius Bitencourt Campos Calou, aluno do Curso de Agronomia da UFC, realizou estudo na área de sensoriamento remoto em agricultura com o uso de drones. A pesquisa foi apresentada nesta terça-feira (26) dentro da disciplina "Sistemas de Informações Geográficas".

A pesquisa criou uma metodologia para estimar a biomassa de um plantio comercial de milho utilizando imagens aéreas obtidas por drones. Para isso, o estudante realizou três voos em uma área de irrigação utilizando método de pivô central, em Limoeiro do Norte, em outubro do ano passado.

Foram utilizados dois drones diferentes (Phanton 2 e 3), associados a duas câmaras de diferentes configurações (GoPro Hero4 e Ricon GRLENS), em dois voos a 60 metros e um a 30 metros de altura. Acesse o vídeo da demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=TMJX9fnM8h8

Paralelamente, foram colhidas amostras em oito pontos para fazer estimativa da biomassa em campo, servindo de validação para as estimativas realizadas através de imagens aéreas.

A metodologia mostrou ser precisa para voos de 30 metros, com valor de biomassa estimada em 2,97kg/m2, próximo ao valor estimado em campo, que foi de 2,92 kg/m2. No trabalho, o autor diz que os resultados são promissores e demonstram que a metodologia pode ser aliada na previsão de safras e produtividade das lavouras.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735

======

Curso de Medicina em Sobral lança coleção de vídeos na área de Semiologia

Está disponível para consultas, na biblioteca do Curso de Medicina da UFC em Sobral, coletânea de vídeos sobre Semiologia, ciência médica relacionada ao estudo dos sinais e sintomas de uma doença. Iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) daquela graduação, os vídeos contemplam as áreas neurológica, cardíaca, pulmonar e osteomuscular.

Com apoio do Departamento de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o projeto teve início em 2011, com a gravação do primeiro vídeo, sobre exame neurológico, com o Prof. Luis Edmundo Furtado. Posteriormente, foram realizadas novas gravações com os professores Vicente Monte (Cardiologia), Ricardo Togashi (Pneumologia) e Christiane Aguiar (Reumatologia).

A conclusão dos vídeos ocorreu no segundo semestre de 2015, marcada por cerimônia que homenageou os alunos e professores participantes. Em formato DVD e com duração média de 40 minutos, os vídeos possuem roteiro elaborado pelos alunos, sob a orientação da Profª Roberta Lira.

"Espera-se que, com os vídeos, os acadêmicos tenham maior facilidade em realizar um exame clínico completo, etapa fundamental para sua futura atuação profissional, e que o material seja fonte complementar ao módulo de Semiologia Médica, no 4º semestre", diz Willamy Alves Filho, integrante do PET de Medicina em Sobral. Para ele, o atual programa da disciplina de Semiologia evidencia a necessidade de diversificar as estratégias didáticas, de forma a melhorar a aprendizagem, especialmente das atividades práticas.

Fonte: Willamy Alves Filho, integrante do PET de Medicina em Sobral – fone: 88 3611 2202



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: