Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 30 de junho de 2015

NOVOS MEMBROS UBE-RJ

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ, no aniversário do Rio de Janeiro 450
CEDULA DE VOTAÇÃO
TROFEU RIO 2015 no RIO DE JANEIRO 450 ANOS - A UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ, no aniversário do Rio de Janeiro 450 anos, vai eleger para o TROFÉU RIO DE 2015 um/a escritor/a que, nascido ou não no Rio de Janeiro, que tenha valorizado a cultura e a literatura brasileira.
Serão responsáveis pela seleção escritores brasileiros convidados pela presidência da UBE-RJ, por e-mail ou correio.
Cada escritor/a deverá escolher apenas um/a dos três nomes indicados abaixo, assinalando com x, entre os parênteses
DARCY FRANÇA DENÓFRIO/ GO (    );  DOMÍCIO PROENÇA FILHO/ RJ (    );  
LOURDES SARMENTO / PB (     ).

A UBE-RJ agradece a sua participação e espera encontrá-la/o na festa de entrega do TROFEU RIO 2015 que acontecera será           no dia 19 de agosto de 2015, na reunião comemorativa do aniversário da UBE-RJ, na SNA.
PRAZO DE VOTAÇÃO ATÉ 30 DE JUNHO POR ESTE E-MAIL.
Juçara Regina Viégas Valverde, Presidente União Brasileira de Escritores RJ

DARCY FRANÇA DENÓFRIO - de Itarumã/ GO. Autora de mais de duas dezenas de livros, distribuídos nas áreas; didática, crítica e literária, voltado fundamentalmente para difusão da Literatura Goiana. Dedicou trinta anos de sua vida ao magistério, destacando-se como professora de Teoria literária nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás. Seu nome integra algumas antologias, entre as quais A poesia goiana no Século XX, de Assis Brasil. Rio de Janeiro: Imago Ed.; Goiânia-GO: Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, 1997 (co-edição);Goiás, meio século de poesia, de Gabriel Nascente. Goiânia: Editora Kelps, 1997; Feitio de Goiás, de Stella Leonardos. Goiânia: Editora da UFG, Ed. da UCG, 1996. Em 2006, contou com uma seleção de poemas publicada na revista acadêmica Sirena (2006:1), traduzida para o espanhol e inglês - Departamento de Espanhol e Português, de Dickinson College-PA, responsável pela revista, distribuída por The Johns Hopkins University Press. Em três oportunidades teve também poemas traduzidos, lidos e distribuídos em brochuras na Middle Tennessee State University: no Tenth, Eleventh e Fifteenth Annual Womens’s International Poetry Reading (20 de março de 2002; 26 de março de 2003 e 28 de março de 2007, respectivamente)

DOMÍCIO PROENÇA FILHO - do Rio de Janeiro - é professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira. É doutor em letras e livre-docente em literatura brasileira- Universidade Federal SC   e bacharel  e licenciado em letras neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. É titular de Literatura Brasileira e professor emérito da Universidade Federal Fluminense, aposentado após 38 anos de trabalho docente nos cursos de graduação e de pós-graduação.  Atuou em inúmeros outros estabelecimentos de ensino médio e superior no Brasil e no exterior. Foi agraciado com a Medalha Tiradentes e com a Medalha Pedro Ernesto, por serviços prestados à Educação e à cultura, com a Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil, com o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais e, em eleição promovida pela Associação Brasileira de Imprensa, a Associação Brasileira de Educação e o jornal Folha Dirigida,  com os títulos de Personalidade Educacional do ano de 2011 e Personalidade Educacional do ano de 2012. 
É membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filologia, da Academia Carioca de Letras,  e  do PEN Clube do Brasil.

LOURDES SARMENTO- de João Pessoa/PB-  Psicóloga, candidata a Deputada Estadual na Paraíba, em 2014. Obra poética: Poemas do Despertar,1965; Explosão das Manhãs, 1973;Tatuagens da Solidão, 1991; Vingt-Cinq Poèmes de Passion, 1994, lançado pela UNESCO, em Paris/94; 7 Cartas e uma Confissão de Amor – Prosa e Poesia – Editora Comunigraf – Recife, 2004. Organizou e participou de Antologias e obras coletivas: Poésie du Brésil – organizada por Lourdes Sarmento – Panorama da Poesia Brasileira, Editora Vericuetos/Chemins Scabreux, Paris, septembre, 1997, e a Amor nos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas Contemporâneos – organização com Beatriz Alcântara – Universidade Federal do Ceará, apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT – 2000; Águas dos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas dentro do Projeto de Literatura dos Trópicos – organização com Beatriz Alcântara – Editora Bagaço – Recife –apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2000; Olhos de Tigre – Poesia – Editora Bagaço, 2001, Prêmio Dulce Chacon, da Academia Pernambucana de Letras e Prêmio Alexandro Cabassa, Hors Concurs em Poesia, pela União Brasileira de Escritures do Rio de Janeiro, 2002; Fauna e Flora nos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas no Projeto de Literatura dos Trópicos – organização com Beatriz Alcântara – SECULT – Ceará – 2002; Guardiã das Horas – Poesia – Cia. Editora Pacífica – Recife, 2003, Prêmio Manuel Bandeira para Poesia – RJ, 2003 e Prêmio Feminino de Poesia Lacyr Schettino – da Academia Feminina de Letras de MG -Classificação: 2° lugar, Belo Horizonte, MG, 2004. A Poesia é Eterna - com Waldemar Lopes, Dirceu Rabelo, Francisco Bandeira de Mello e Aluízio Furtado de Mendonça, Assessoria Editorial do Nordeste, 2003.

Nenhum comentário: