Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Seara da Ciência realiza observação astronômica nesta quarta-feira (28)


Seara da Ciência realiza observação astronômica nesta quarta-feira (28)

Iniciando a programação de observações astronômicas de 2015, a Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da UFC, realiza nesta quarta-feira (28) a primeira sessão do ano do projeto O Céu da Seara. A partir das 18h, estudantes, curiosos e admiradores da astronomia vão poder utilizar o observatório para visualizar planetas e satélites.

Com a ajuda de três telescópios, a sessão de janeiro vai se concentrar na observação de planetas próximos da Terra. Os visitantes vão poder ver até setenta vezes mais perto Marte, o planeta vermelho, e Vênus, que está na fase minguante. Também será possível observar as crateras da Lua. Para auxiliar, serão exibidos vídeos explicativos sobre os planetas e satélites observados pelos participantes.

O ponto alto da noite será a observação da passagem da ISS, a Estação Espacial Internacional, o maior satélite que está em órbita na Terra. Tripulado por seis astronautas, o equipamento funciona como um laboratório gigante que realiza experimentos na ausência de gravidade. De acordo com Fabrício Batista, bolsista responsável pelo projeto, a ISS poderá ser vista das 18h30min às 18h36min e, ao passar, gerará um enorme brilho.

As sessões de observação são realizadas uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A entrada é gratuita. O calendário de observações está disponível no site da Seara: http://www.seara.ufc.br.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245

=======

Alunos do CT promovem Curso Pré-Engenharia para dar boas-vindas aos calouros

Estudantes veteranos do Centro de Tecnologia da UFC oferecem o Curso Pré-Engenharia aos recém-ingressos nas graduações em Engenharia: Química, Elétrica, Civil, de Energias e Meio Ambiente, de Produção Mecânica, de Pesca, de Alimentos, Mecânica, da Computação, de Telecomunicações, Metalúrgica, ainda do Curso de Agronomia. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (26) no site do projeto (www.preengenharia.ufc.br) e também podem ser feitas no período da matrícula regular na UFC, que ocorrerá nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro.

As atividades do Pré-Engenharia acontecerão de 9 a 13 de fevereiro. Envolvem aulas de Cálculo, Álgebra Linear, Programação Computacional e Metodologia Científica a serem ministradas pelos integrantes de oito grupos do Programa de Educação Tutorial (PET Engenharia Civil, Elétrica, Química, Mecânica, Ambiental, Produção, Teleinformática). Além disso, haverá visita ao restaurante universitário, grupos de conversação em inglês e atividades de integração.

Os organizadores solicitam aos participantes, por ocasião da inscrição, que façam a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou 400 gramas de leite em pó. Há seis anos os membros do PET organizam o Pré-Engenharia, que já recepcionou cerca de 1.700 ingressantes para orientá-los sobre a Universidade na tentativa de reduzir os riscos de desistência do curso.

"É o primeiro contato com seus colegas de turma, com a universidade e com os veteranos, de uma forma completamente acolhedora. Além disso, os conhecimentos passados durante o curso ajudam durante o ano letivo", explica a estudante Isabella Quaranta, membro do projeto. Ela que, no ano passado, participou como aluna, é uma das monitoras nesta edição do Pré-Engenharia.

Outras informações podem ser obtidas em fan page no Facebook (www.facebook.com/preengufc), no site do projeto (www.preengenharia.ufc.br) e pelo e-mailpreengenhariapet@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: