Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 6 de dezembro de 2014

Professor da Matemática é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências



Professor da Matemática é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

O matemático Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, professor do Departamento de Matemática da UFC, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em assembleia geral ordinária da entidade, na quarta-feira (3), foram escolhidos 24 titulares e 10 membros correspondentes, que tomarão posse em maio de 2015, durante Reunião Magna.

"A eleição para Membro Titular da Academia de Ciências de seu país é uma distinção que marca o apogeu da carreira de um pesquisador. Estou muito feliz em elevar o nome da UFC à elite da ciência brasileira", afirma Teixeira. Professor titular da UFC, o matemático é o terceiro acadêmico que pertenceu à categoria destinada a jovens cientistas e que passa a integrar permanentemente os quadros da Academia. Ele foi membro afiliado no período de 2008 a 2012.

A assembleia geral ordinária da ABC que apurou a votação dos novos membros foi comandada pelo presidente Jacob Palis. Ao todo, 71,5% dos acadêmicos aptos a votar participaram da escolha dos candidatos, de 30 de outubro a 3 de dezembro. Os membros titulares da ABC são cientistas brasileiros ou radicados no Brasil há mais de 10 anos, com destacada atuação científica. Já os membros correspondentes são cientistas radicados no exterior (há mais de 10 anos) de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

EDUARDO TEIXEIRA – Possui graduação e mestrado em Matemática pela UFC e doutorado em Matemática pela University of Texas at Austin. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Matemática da UFC; pertence ao corpo editorial da revista Interfaces and Free Boundaries, é editor-chefe da Coleção Fronteiras da Matemática (SBM) e Chair do Comitê para Parallel Activities and Satellite Events no ICM 2018. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: EDPs elípticas e parabólicas, problemas de fronteira livre, Análise Harmônica e Geométrica, Cálculo das Variações e Teoria Geométrica da Medida.

Fonte: Departamento de Matemática da UFC – fone: 85 3366 9786

=========

Coleção de Estudos da Pós-Graduação lança mais 30 livros na quinta-feira (11)

Mais 30 livros da Coleção de Estudos da Pós-Graduação da UFC serão lançados na próxima quinta-feira (11), às 16h30min, na Imprensa Universitária (Av. da Universidade, 2932, Benfica).

A solenidade de lançamento das obras será presidida pelo Reitor da Instituição, Prof. Jesualdo Farias, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias, e contará com a presença dos autores, que ficarão à disposição do público para autografar seus trabalhos.

Conforme prometido pelo Prof. Gil de Aquino no lançamento dos livros da Coleção referentes ao Edital 2013, realizado no dia 8 de setembro, no salão nobre da Reitoria, acontece agora a publicação de todos os livros pendentes da Coleção, referentes ao Edital 2014. Treze títulos já foram lançados, em outras ocasiões, na versão impressa e, desta vez, ganham versão digital, no formato e-book.

Confira no Portal da UFC (www.ufc.br) a relação dos títulos da Coleção a serem lançados.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 e 3366 7314

=========

Estudantes ausentes no Enade 2014 já podem solicitar dispensa da prova

Os estudantes da UFC que foram convocados para as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 e não fizeram o Exame já podem solicitar a dispensa da prova. Até o dia 16 de dezembro, devem preencher o requerimento de solicitação de dispensa do Enade (http://is.gd/lCmb3K) e apresentar documento comprobatório que justifique sua ausência na prova (ocorrida no dia 23 de novembro), na Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, de 8h30min às 12h e de 14h às 17h30min.

Os critérios para deferimento de dispensa (http://is.gd/r0PvBo) estão descritos na Portaria MEC nº 584/2014 (http://is.gd/d9hOzL), divulgada na última quinta-feira (3).

As solicitações de dispensa serão analisadas pela Copav, que emitirá parecer deferindo ou indeferindo. As dispensas deferidas deverão ser registradas no portal do Inep pelo coordenador de cada curso de graduação avaliado pelo Enade neste ano, no período de 17 de dezembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015.

Caso o pedido seja indeferido pela instituição, o estudante ainda poderá solicitar a dispensa diretamente pelo sistema do Inep, de 4 a 17 de fevereiro de 2015.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) – fone: 85 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: