Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 27 de dezembro de 2014

A culpa é da imprensa?

Hélder Cordeiro - Jornalista

O ex-presidente Lula e os aloprados companheiros dirigentes do PT ainda não assumiram a responsabilidade de autores do escândalo do mensalão. Os quadrilheiros indiciados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal ainda tentam alterar a cena do crime de assalto aos cofres públicos: R$ 173 milhões. Dizem que são inocentes e julgados sem provas nos autos e que a imprensa é a responsável por essa injustiça. Em liberdade a quadrilha praticou novo assalto. Desta vez na Petrobras e com a mesma matreira estratégica de defesa. Não sabe de nada. 
Na semana que passou, Lula e petistas voltaram a dizer que a imprensa está prejulgando os envolvidos nesse mega-esquema de corrupção na Petrobras. A imprensa não arquitetou denuncia: apenas divulgou e divulga o que acontece. Prejulgamento faz Lula e petistas contra a liberdade da imprensa. Desviar recursos é correto? O que está acontecendo na Petrobras é normal? Lula e Dilma não sabem de nada? 
Entrevistar a ex-gerente de abastecimento da Petrobras, Venina Veloso da Fonseca é fazer prejulgamento ou dever profissional da imprensa? Os corruptos sucatearam as finanças da petroleira. Portanto, é direito da sociedade saber da fedentina que exala dos gabinetes corruptos. Esse direito não é possível na Venezuela nem muito menos em Cuba. Países de "ditadozinhos" aliados do governo brasileiro. Lula e companheiros gostariam de ter uma imprensa única e amordaçada. São 12 anos de governo petista e de idêntico período de corrupção generalizada em todos os setores da administração pública. O mau exemplo do que acontece na Praça dos Tres Poderes, em Brasília, chega aos almoxarifados de qualquer prefeiturinha municipal. A imprensa é culpada? 
Lula prometeu um governo ético e de combate a corrupção, não mensalão e petrolão. É dever da sociedade prestigiar a vigilância constitucional atribuída à Polícia Federal e ao Ministério Público. Muitos escândalos ainda merecem ser divulgados para a felicidade do Brasil e do povo brasileiro. Estamos enojados com essa ladroagem. O senador Rui Barbosa renunciou o Senado em 1921, dizendo estar "de coração enojado com a roubalheira e com o poder nas mãos de nulidades". Não temos mais um Joaquim Barbosa no STF. 
As denuncias de Venina Veloso, divulgadas pela imprensa, têm que ser investigadas. Ela não citou "peixe pequeno". Identificou baleias que afundam a Petrobras num mar de lama. O que está faltando para a presidente Dilma Rousseff afastar a direção desta empresa? O que  diz Dilma - "o Brasil não vive crise de corrupção". Então vive o quê?   


Nenhum comentário: