Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cientista da Universidade de Leipzig palestra no Pici sobre armazenamento de energia


Cientista da Universidade de Leipzig palestra no Pici sobre armazenamento de energia

Nesta quarta-feira (3), às 10h, o Centro de Tecnologia da UFC recebe o Prof. Roger Gläser, Diretor do Instituto de Tecnologia Química da Universidade de Leipzig, na Alemanha. O cientista apresentará pesquisas avançadas em armazenamento de energia termoquímica desenvolvidas nos últimos 15 anos, em conferência aberta ao público no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Alternativas que reduzem a perda de calor captado a partir da luz solar e da energia eólica serão o foco da palestra. A utilização de materiais nanoporosos em dispositivos, como o que é feito com o mineral zeólito em processos industriais de grande escala e a técnica de armazenamento de energia solar a baixas temperaturas, tecnologia aplicada no aquecimento de prédios, serão detalhados pelo palestrante.

Na Universidade de Leipzig, o Instituto de Tecnologia Química, chefiado por Gläser, é um dos centros de estudo ligados à Faculdade de Química e Mineralogia, instituição com mais de 300 anos de história. Neste Instituto, algumas das linhas de pesquisa são em Polímeros, Engenharia de Reação Química e Adsorção, esta última é área comum ao Departamento de Engenharia Química da UFC, que possui o Grupo de Pesquisa em Separação por Adsorção (GPSA), em atuação há 10 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

=======

Desafio da Sustentabilidade recebe propostas sobre redução de gastos nas universidades

Está aberto ao recebimento de propostas, no site do Ministério da Educação (MEC), o Projeto Desafio da Sustentabilidade (premioideiaportal.mec.gov.br). O concurso contempla a participação da sociedade em geral em parceria com as Instituições Federais de Ensino. A inscrição é gratuita e o participante tem como missão cadastrar ideias que ajudem as universidades na gestão de energia e água. São dois temas disponíveis para participação: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas Instituições Federais de Ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas Instituições Federais de Ensino?".

O desafio pode ser acessado pelo site do Projeto (premioideiaportal.mec.gov.br). Qualquer pessoa pode concorrer, bastando, no momento do cadastro, escolher a instituição federal pela qual irá participar. Os desafios se encerram no dia 3 de fevereiro de 2015 (Gestão do Consumo de Água) e 5 de fevereiro de 2015 (Gestão do Consumo de Energia Elétrica). 

Os quatro participantes que somarem mais pontos em cada desafio serão premiados em dinheiro, assim como as instituições que estiverem representando. Somados, os valores chegam a R$ 20 mil para os usuários e R$ 8 milhões para as instituições de ensino.
Para votar na UFC, basta selecioná-la no canto inferior da tela no site do Projeto (premioideiaportal.mec.gov.br), "curtir" as ideias que serão relacionadas e comentá-las. Também é possível pontuar lançando ideias nos dois temas do desafio, pois as pontuações dos dois temas são somadas. 

Fonte: Geovany Torres, da Divisão de Gestão Ambiental da UFC – fone: 85 3366 7348

========

II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido inscreve trabalhos até 15 de janeiro

A organização do II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido (SBRNS) informa que estão disponíveis, no site do evento, as normas para submissão de resumos expandidos (http://is.gd/lUln8N), a serem apresentados pelos participantes.

O simpósio, que ocorre de 27 a 29 de maio de 2015, em Quixadá, é realizado pela UFC e promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão de Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa) – formado por alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias da UFC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O período para submissão de trabalhos segue até 15 de janeiro. Os resumos devem ser enviados para avaliação através do sistema de submissão. O formulário para cadastramento no sistema pode ser acessado no site do simpósio (http://is.gd/kMjsrq). A avaliação dos trabalhos submetidos é feita pela Comissão Científica Avaliadora.

A organização informa ainda que somente serão publicados os trabalhos cujos autores-apresentadores efetuem o pagamento da taxa de inscrição (http://bit.ly/1tA4IAP) até 10 de maio de 2015. Mais informações pelo e-mail sbrns2015@gmail.com.

SOBRE O SIMPÓSIO – Com o tema "Convivência com o Semiárido – certezas e incertezas", o evento terá a participação de pesquisadores de vários estados brasileiros onde os paradigmas atuais e inovadores da produção limpa estejam presentes. A organização diz esperar que o simpósio promova forte interação entre estudantes e pesquisadores, com consequente estabelecimento de novas parceiras com vistas à busca de alternativas para o uso sustentável do capital natural do semiárido.

Fonte: Prof. Eunice Maia de Andrade, da Comissão Organizadora do SBRNS 2015 – fone: 85 3366 9762 / e-mail: sbrns2015@gmail.com



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: