Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 27 de setembro de 2014

Por que tudo o que o PT fala sobre seus “indicadores de sucesso” é mentira deslavada?

Por que tudo o que o PT fala sobre seus “indicadores de sucesso” é mentira deslavada?

Producao-size-598
Chega a ser assustador como os adversários do PT ainda não perceberam o tamanho do embuste que o partido lança sobre eles (e o eleitorado) enquanto propaga seus “indicadores de sucesso”. Geralmente, eles dizem “no meu governo criei isso, aumentei aquilo, reduzi isso, etc.”. Pela técnica da metralhadoramuitos espectadores ficam hipnotizados. O pior é que o mesmo parece ocorrer com os adversários. E olhem que até mesmo os dados do governo são distorcidos.
O PT faz uso de um viés da mente humana que tende a ser suscetível à apresentação de números em sequência. Por exemplo, se alguém diz “aumentei seu salário 3 vezes este ano”, essa informação pode ser impactante, não? Mas e se o aumento foi de 1% a cada correção, enquanto a inflação do período foi de 6%? Isso significa que os três aumentos não significam um mérito, mas um demérito para a empresa empregadora. E o funcionário já pode ir começando a buscar outras opções de emprego. Ao ligar sua metralhadora lançando “méritos do governo”, Dilma faz o mesmo tipo de jogo. Como o PT orgulha-se de falsificar a realidade, o papel de seus adversários deveria ser neutralizar o embuste. Mas não é isso que fazem.
Como o governo petista não gera valor, só o destrói, é claro que opta por mentir usando números. Quando o governo diz que “reduziu o desemprego”, manipula os dados, pois o DIEESE mostra um índice de desemprego de 10,5%, quase o dobro do que apresenta o governo do PT, 5,3%. Por que isso acontece? Por causa de “novos critérios” usados pelo governo para medir desemprego. É uma vigarice sem limites. O PT diz que “36 milhões de pessoas entraram na classe média”, mas na verdade o governo apenas mudou os critérios para incluir pessoas pobres como “classe média”. E assim, sucessivamente, vamos notando que eles arrumam um truque após o outro. E tenham certeza: vários dos pontos conquistados por Dilma nas pesquisas tem a ver com esse tipo de logro não desmascarado pelos oponentes.
Por exemplo, vejamos que o Brasil sempre fica na lanterna dos BRICS. Qual é o frame (verdadeiro) aqui? “Crescimento pífio, muito menor do que poderia ter sido”. Mas como o governo dispara sua metralhadora de falsos méritos e não é rebatido, o frame lançado pelo governo é “crescimento muito maior que os governos anteriores”. Segundo Oren Kraff, o frame mais forte absorve os frames menores. Como resultado, o PT acaba tendo um diferencial conquistado puramente a partir da campanha desonesta. E o mais interessante é que tudo isso deveria ser resolvido com uma mudança de discurso da oposição.
Basicamente, o que deveria ser dito é que “em todos os anos do governo petista o Brasil tem perdido a oportunidade de crescer como todos os seus colegas do BRICS”. Deve ser dito, que “se o Brasil tivesse um crescimento similar ao da China, por exemplo, teríamos um nível de vida hoje igual ao do México, assim como o de boa parte dos estados norte-americanos”. Ao contrário, o Brasil apresenta um crescimento pífio.
Alguns frames:
  • Enquanto todos os países do BRICS dão um baile no Brasil em termos de crescimento de riqueza, o governo brasileiro atua intervindo  na economia a ponto de fazer os investidores fugirem.
  • Neste ano, o crescimento do PIB brasileiro só se igualou ao da Rússia, que tem sido atrapalhada por guerras. Perdeu feio para China, África do Sul e Índia. Mas tomar esse tipo de goleada tornou-se trivial para o governo.
  • Sem PIB, não há empregos. Sem empregos, as vidas das pessoas são destruídas. É extremamente imoral que um governo opte por medidas que limitem a criação de empregos, que fogem para outros países.
  • Por viver de propaganda, o governo falsifica a realidade após criar a ilusão de que “mudou o Brasil”, quando na verdade inventou números, mudou critérios e agiu de forma deliberada para conquistar poder enquanto reduziu a capacidade do Brasil de gerar tantos empregos quanto seus concorrentes.
  • Enquanto as empresas tem criado alguns empregos, criariam muito mais se tivessem um governo mais antenado com a realidade de um mundo global e competitivo. Dilma é uma gozadora quando diz que “criou X empregos”. Na verdade, os criadores de empregos são os empresários, não o governo. E os empresários sabem que criariam muito mais empregos se tivessem um governo melhor.
  • A melhor palavra para classificar o discurso do PT sobre economia é “cinismo”. Em resumo, o governo muda critérios (para esconder seus fracassos), esconde sua sujeira para debaixo do tapete, só investe em propaganda desonesta, cria elefantes brancos (para seus amigos do poder aproveitarem, como vimos em escândalos recentes), atrapalha a criação de empregos e geração de riqueza e nos faz perder uma oportunidade inédita na História recente: a de acompanharmos o desenvolvimento dos outros países dos BRICS.
  • Com tudo isso, o governo PT está criando a tragédia onde nós podemos perder a chance de ficar entre os países mais desenvolvidos. Eles não podem ser perdoados por isso.
Uma pergunta: algum candidato de oposição apresentou os pontos dessa forma? É claro que não. E depois não entendem como o PT, mesmo com a revelação de tantos escândalos de corrupção, continua liderando as pesquisas.
É claro que temos dois “culpados” aí. Primeiro, o PT, por mentir e falsificar a realidade. Segundo, a oposição, por não denunciar as mentiras e embustes do PT.
Se o PT “não fez o que deveria ter feito” na economia (e isso deveria ser apontado pela oposição), os opositores não fazem o que deveria ser feito em termos de debate econômico. Que este post fique como um guideline, que, como de costume quando apresento frames, pode ser ampliado com sugestões de leitores.

Nenhum comentário: