Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Informação para a Saúde é tema de Seminário Internacional coordenado pela UFC



Informação para a Saúde é tema de Seminário Internacional coordenado pela UFC

Com o tema "Ciência da Informação e Proteção da Documentação Sanitária na Sociedade Contemporânea", será realizado, de 16 a 19 deste mês, o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), evento coordenado pelos professores Virgínia Bentes e Henry de Holanda Campos, da UFC, que tem como objetivo promover discussões e ações que permitam aos participantes conhecerem e se apropriarem das tecnologias eletrônicas e digitais de informação e de comunicação, com vistas à promoção da saúde coletiva.

Os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer o processo de produção, organização, padronização, representação, disseminação e recuperação da informação nas organizações de saúde. O credenciamento do público e entrega de material será feito durante todo o dia 16, no Departamento de Ciências da Informação da UFC (Av. da Universidade, 2762, área 2 do Centro de Humanidades, Bloco Ícaro de Sousa Moreira, Campus do Benfica). A abertura do Seminário se dará às 18h, no auditório da Reitoria, com conferência de representante do Ministério da Saúde.

Entre os palestrantes e debatedores que confirmaram presença estão: Ana Maria Malik, da Fundação Getúlio Vargas; Daniel Serrão, da Faculdade de Medicina do Porto (Portugal); Marta Sorribas Vivas, da Escola de Formação Profissional Sanitária (Barcelona); Zeny Duarte Miranda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, da Fiocruz; Francisco das Chagas de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ricardo César Sant’Ana, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Marília-SP); Anderson Meneghini Capra, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (UFRGS); Alejandro Lopez Osornio, do Hospital Italiano de Buenos Aires; Arturo Conesa González, do Hospital Clínico de Barcelona; Rosa Estopa Bagot, do Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade de Pompeu Fabra (Espanha); e Sueli Gandolfi Dallari, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Estão convidados a participar pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Ciência da Informação, Saúde, Direito, Informática e Gestão, bem como demais interessados. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.sinforgeds.com.

Fonte: Prof. Henry de Holanda Campos e Profª Virginia Bentes, coordenadores do III Sinforgeds – fone: 85 3366 7702 / e-mail:sinforgeds3@gmail.com

==========

Curso de prevenção do uso de drogas para educadores sofre alterações; inscrições até o dia 30

As inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. São ofertadas 10 mil vagas destinadas a gestores, professores e demais atores escolares dos estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. A formação é uma realização da UFC, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), gratuita e on-line.

Também há vagas destinadas à reserva social – 30% do número total de vagas, incluindo agentes sociais e outros profissionais: integrantes de conselho escolar, gestor ou técnico de secretarias (estaduais/municipais) de educação; gestores ou técnicos de outras secretarias (estaduais/municipais) com interface com a educação; profissionais da rede pública de saúde ou de assistência social com atuação na escola; profissionais do sistema de justiça que atuam junto aos sistemas de ensino/escola e do adolescente; e integrantes dos conselhos tutelares.

Os educadores interessados que ainda desejam se inscrever podem cadastrar-se através da instituição de ensino. Já é permitida a inscrição de um único membro ou um número inferior a cinco educadores por cada escola cadastrada. Para os candidatos à reserva social, a inscrição é realizada individualmente. Para isto, é necessário que o interessado informe, no formulário eletrônico, dados pessoais como: nome completo, CPF, endereço e a função social que exerce. 

Assim como as inscrições, o início do curso também foi adiado, com previsão para 15 de outubro de 2014. Por recomendação do Ministério da Educação (MEC), o curso passa a ser ofertado em seis meses, e não mais três meses como proposto no lançamento. No entanto, foi mantida a carga horária de 180 horas, sendo 120 horas referentes aos módulos teóricos e orientações para desenvolvimento do projeto e 60 horas para a elaboração do projeto e implementação de ações preventivas no contexto escolar.

Toda a carga horária do curso acontece por meio da modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar, desenvolvido pela própria UFC. O objetivo do aperfeiçoamento é contribuir para que cada escola pública exerça a promoção da saúde e o fortalecimento da prevenção do uso de drogas como política pública no contexto educativo.

Os formulários eletrônicos, editais, aditivos, notícias e outras informações estão disponíveis no site do Curso (www.pse.virtual.ufc.br). 

Fonte: Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual – e-mail:  atendimento.capud@virtual.ufc.br

=======

Site ajuda graduandos em Letras em sua experiência com a docência

O projeto Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (Elpotic) criou um site (www.elpotic.wix.com/elinp) para orientar graduandos de Letras e professores recém-formados sobre as novas formas de aprender e ensinar com o uso de recursos digitais, além de discutir questões relativas ao estágio em ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

No site, alunos graduandos de Letras podem dialogar sobre experiências de estágio, uso e elaboração de material didático ou de objetos de aprendizagem, e ter divulgados os relatórios produzidos nessa disciplina.

O projeto é coordenado pela Profª Aurea Zavam, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e vem sendo desenvolvido pela estudante Suyanne Monte, aluna do Curso de Letras, bolsista de Iniciação à Docência.

Fonte: Suyanne Monte, bolsista de Iniciação à Docência – fone: 85 3366 7624 / e-mail: elpotic@gmail.com



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: