Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

UFC e Universidade de Tsinghua iniciam contatos para futura parceria

UFC e Universidade de Tsinghua iniciam contatos para futura parceria 

Professores do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará participaram, na tarde desta quarta-feira (31), de encontro  com o Prof. Dehua Liu, da Universidade de Tsinghua (China), e também diretor do Centro China-Brasil. O visitante falou sobre sua instituição, com ênfase no Departamento de Engenharia Química, do qual integra o corpo docente.

A reunião foi aberta pelo Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, que deu as boas vindas ao visitante e comitiva, referiu-se à recente visita que fez à China e à Universidade de Tsinghua e disse estar certo de que a UFC e a instituição chinesa farão proveitosa parceria. O encontro, coordenado pela Profª Diana Azevedo, Vice-Diretora do Centro de Tecnologia, foi realizado na sala do Conselho do CT e contou com a presença, também, do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências.

O Prof. Dehua Liu fez um relato de alguns episódios da história de seu país, para chegar à política de educação no âmbito do ensino superior. A Universidade de Tsinghua é uma das mais importantes da China e tem entre seus ex-alunos o atual presidente chinês, Xi Jinping. Em seguida, falou das atividades do Departamento de Engenharia Química e das pesquisas desenvolvidas em seus laboratórios.

Chamou atenção dos professores e pesquisadores da UFC o fato de seus colegas das universidades chineses poderem montar empresas que vendem serviços e produtos para a população de um modo geral. A prática é incentivada pelo governo. É permitido, também, aos professores, se afastarem da universidade por até três anos, a fim de trabalharem fora – quando retornam, suas vagas estão asseguradas.

PARCERIA – A pesquisadora Rejane Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis e do Centro China-Brasil, presente ao encontro, disse que há interesse de uma parceria com a UFC para instalar um parque tecnológico nos moldes do existente na UFRJ. Também segundo ela, o Centro China-Brasil se dispõe a ajudar na viabilização do projeto, "por já saber os caminhos e as dificuldades que precisam ser enfrentadas". 

Segunda (29) e terça-feira (30) passadas, pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru estiveram reunidos na Coppe/UFRJ participando do 1º Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia. O evento foi promovido pelo Centro China-Brasil e teve como objetivo discutir experiências, desafios e possíveis melhorias nos mecanismos voltados para a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial. 

O CENTRO – Fundado em 2009, o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada entre a Coppe, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro visa promover a cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre os dois países nas áreas de mudança climática, energia, tecnologia e inovação.

EXPERIÊNCIA – Após a exposição do Prof. Dehua Liu, foi aberto espaço para perguntas dos participantes, que giraram em torno das pesquisas realizadas e sobre como se dá a integração da academia com a sociedade. Para o Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho, se houvesse, no Brasil, a possibilidade de adotar modelo semelhante, ganhariam as universidades e a população. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938
Fotos em anexo: Viktor Braga/UFC

===

ICA inscreve para concurso de professor efetivo de Técnicas e Práticas de Dança

Estarão abertas, de 1º a 30 de setembro, as inscrições para concurso público de professor efetivo (assistente-A) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. A vaga ofertada pelo Edital nº 194/2016 (http://goo.gl/1htvoY) é para o setor de estudo "Técnicas e Práticas de Dança".

Os candidatos devem ter, no mínimo, título de mestre. Do aprovado será exigido o cumprimento de uma jornada semanal de trabalho de 40 horas, com dedicação exclusiva. Mais informações podem ser acessadas no edital citado, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas:http://goo.gl/1htvoY.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da Progep – fone: 85 3366 7407

===

PET Agronomia inscreve para curso sobre Fisiologia e Sanidade de Sementes

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até 14 de setembro, para o curso "Fisiologia e Sanidade de Sementes". A atividade será realizada de 15 de setembro a 10 de outubro, no bloco 805 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre fisiologia, produção e conservação de sementes.

O curso tem em seu conteúdo programático temas como "Acúmulo e mobilização de reservas e germinação", "Bactérias e fungos como agentes patogênicos de sementes", "Marcadores moleculares na determinação da qualidade genética, fisiológica e sanitária de sementes", "Tecnologia de plantio e colheita", dentre outros.

A iniciativa contará ainda com uma viagem técnica a propriedade produtora e beneficiadora de sementes, na Chapada do Apodi.

Interessados podem inscrever-se através de formulário on-line (http://goo.gl/8j4NQ3) ou, ainda, presencialmente, na sala 21 do bloco 806, no Campus do Pici. Será concedido certificado de participação.

A atividade tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Mais informações na página do PET no Facebook:http://goo.gl/XgFSfE.

Fonte: Valéria Ramos, do PET de Agronomia – fone: 85 99615 6545

===

Cerimônia celebra 25 da Pós-Graduação em Patologia e homenageia professores

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, prestigiou, na manhã dessa terça-feira (30), a cerimônia de encerramento do ciclo de palestras pelo jubileu de prata do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC. Durante o evento, que ocorreu no anfiteatro do Departamento de Patologia e Medicina Legal, no Campus de Porangabuçu, foi descerrada placa com os nomes de todos os coordenadores do programa.

"O trabalho do departamento (de Patologia) é interdisciplinar, multidisciplinar. Inclui não só a Patologia, mas vários outros ramos da Medicina. Sou testemunha da dedicação e persistência com que os professores enfrentaram os anos difíceis", salientou o Reitor Henry Campos. 

Na ocasião, foram homenageadas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do programa. Os docentes aposentados Geraldo de Sousa Tomé e Valdeci Almeida receberam placa com menção honrosa, e o Prof. Livino Virgínio Pinheiro Júnior, falecido neste mês de agosto, foi lembrado in memoriam.

A chefe do Departamento de Patologia e Medicina Legal, Profª Maria Jania Teixeira, destacou a excelência do quadro de estudantes e professores que formam a pós-graduação. "São poucos os programas de pós-graduação em Patologia no Brasil, e entre eles está o nosso mestrado", disse. "Apesar de todas as adversidades que esse curso já passou, ele foi mantido de pé", acrescentou.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Prof. Fernando Moraes, lembrou que há empenho em conquistar o doutorado. Ele citou o contexto atual de corte de recursos que afeta as universidades, mas reforçou a resistência do programa. "Não podemos esmorecer em tempos de dificuldades", pontuou.

Também prestigiaram o evento a Diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Valéria Goes; a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; e a coordenadora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Geanne Gomes. 

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC – fone: 85 3366 8304



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – www.facebook.com/UFCinforma

Nenhum comentário: