Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A ATUALIDADE DA DEMOCRACIA

A ATUALIDADE DA DEMOCRACIA

A dimensão territorial e demográfica é obstáculo para a democracia? Na Grécia antiga, em cidades pequenas, excluídos menores, mulheres, estrangeiros e escravos, reuniam-se os cidadãos e decidiam problemas comuns. Valia mais a oratória que a razoabilidade.
A democracia era direta, mas passou a ser indireta. Não reúne a população para decidir. Nomeiam-se representantes para este fim, os quais legislam com fundamento em juízo de valor, que têm natureza política. A função legislativa, por ser fundada em valores, não exige concurso público. A conformidade das condutas em relação às leis é juízo de realidade. Exige concurso ou notório saber jurídico, por ser técnico. Cabe ao judiciário.
Na política, representantes distanciam-se dos representados. Mas a solução não é transferir a atividade legiferante para a magistratura. A falta de representatividade do parlamento está no particularismo de interesses, degenerando em desvio de finalidade. A representação de valores, contudo, permanece: é a conexão eleitoral. Deputados não votam contra os valores populares; não descriminalizaram o aborto; não legislaram sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo. Agiram assim mas para não perder votos. Isso é democracia; é prevalência da vontade popular; é representatividade. A infidelidade está nos interesses, não nos valores. Interesses são complexos. Nem todos sabem como defendê-los. Valores são convicções, nivelam a todos pelo não saber socrático: só sei que nada sei, e nem bem disso sei.
Não devemos confundir os juízos de fato, amparados na ciência, com as convicções axiológicas. Por isso os doutos não são mais sábios que o homem médio. Intelectuais erram muito. Técnicos altamente qualificados, operando nas bolsas de valores, podem seguir irracionalmente o efeito manada. A comunidade científica nunca entendeu uma ideia radicalmente inovadora. Galileu não conseguiu se fazer entender pelos mestres. Giordano Bruno acabou na fogueira. Pasteur por pouco não foi trancafiado num hospício. Freud foi expulso do Conselho de Medicina. As bobagens lombrosianas seduziram os doutos.
A história da ciência é um cemitério de equívocos. Max Planck disse: a Física só avança quando morre uma geração de físicos. Acrescente-se: porque não conseguem entender uma ideia radicalmente nova. A racionalidade não impera de modo indiscutível. O PT cometeu graves erros, sendo a agremiação dos intelectuais e dos clérigos, demonstrando que nem o intelectualismo nem o moralismo farisaico sinalizam superioridade moral ou clarividência.
Intelectuais tendem a agir como rebanho. Seguem o modelo do dia: realismo, romantismo, modernismo. O engajamento afasta o senso crítico, enseja erros grosseiros, como as doutrinas citadas. Acumular no STF as funções judicante e legiferante é um erro. Os magistrados têm a mesma falibilidade dos parlamentares, sem ter a representação política. Democracia não é só votar. É também segurança jurídica. O povo não entende as questões técnicas, tais como o modelo tributário ou matriz energética. Mas precisa saber o que é permitido ou proibido e qual é a pena para o proibido: eis o coração da democracia.
Quando o STF muda o significado indiscutível do que está escrito, não temos segurança jurídica. O direito positivo diz com toda clareza: é ilegítimo prender antes do trânsito em julgado de sentença condenatória. Fere as garantias fundamentais que o STF diga o contrário, salvo quando presentes os pressupostos da prisão cautelar.
Fortaleza, 05/08/16
Rui 

Nenhum comentário: