Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CARTA PARA O EX-MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Caros Confrades da Sociedade Cearense de Geografia e História
Os e-mails que envio para os Confrades dessa Academia,  costumo, também, enviá-los para os meus cerca de 1.200 da minha lista de contatos. Alguns deles me fizeram, até pessoalmente,  a cobrança para eu mostrar, “se possível”, a carta que, também, foi enviada em 28 de agosto de 2014 pelo Presidente da Sociedade Cearense de Geografia e História, jornalista Vicente Alencar,  para o então Ministro da Integração Nacional, o cearense Francisco José Coelho Teixeira.
Atendendo a esses solicitantes, estou encaminhando, em anexo, para conhecimento dos Confrades, a referida carta que foi postada no Correio, via SEDEX e, à  época, reproduzida e amplamente divulgada na imprensa local. A carta citada faz referência ao Decreto Nº 8.207, de 14.03.2014, assinada pela Presidente Dilma Rousseff pelo qyal a Companhia de Desenvolvimento do ale do Rio São Francisco-CODEVASF passa a ser a gestora fedral do Projeto de Integração do Rio São Francisco-PISF, em detrimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, não obstante este órgão tenha uma larga folha de serviços prestados na região onde está sendo implantado o referido projeto.
Para que os caros Confrades  entendam melhor este assunto, basta lhes dizer que o DNOCS deverá transferir para a CODEVASF doze dos seus principais reservatórios, inclusive os Açudes Orós, Banabuiú e Castanhão. E o que mais grave dessa impensada e contraditória decisão, aquela Companhia não sabe, sequer, o que significa a vazão regularizada de um açude, já que ela nunca teve este tipo de preocupação, visto que suas atividades foram sempre voltadas para rios perenes, com excesso de água em disponibilidade, que não é o caso do DNOCS, que atua e tem experiência, de mais de 100 anos, em rios intermitentes de nossa Região, de limitados recursos hídricos.

Amanhã, dia 22, terça-feira, às 15:00 horas, na sede do CREA, o ilustre e atual Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará vai dar uma palestra em nossa Academia de Engenharia. Acho que ele tem nesta ocasião uma excelente  oportunidade de justificar a razão porque quando ele foi Ministro da Integração Nacional, no ano de 2014, foi sua a iniciativa de enviar para a Presidente Dilma Rousseff a minuta do Decreto Nº 8.207, acima referido, que praticamente interrompeu a vitoriosa trajetória do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS em nossa Região.

Nenhum comentário: