Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Mestrado em Ciência da Informação tem aula inaugural aberta ao público no dia 16


Mestrado em Ciência da Informação tem aula inaugural aberta ao público no dia 16

Será realizada na próxima terça-feira (16), a partir das 19h, a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Aberta ao público, ela terá como tema "A pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: panorama, perspectivas e desafios" e será proferida pela Profª Marisa Bräscher, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da UFC será formada por 10 alunos, que desenvolverão dissertações na área de concentração "Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento". Entre os objetos a serem pesquisados pelos mestrandos estão a utilização de dispositivos móveis por idosos, a tipografia como manifestação simbólica e cultural, o papel das tecnologias da informação e da comunicação na construção de uma biblioteca universitária inclusiva e as linguagens documentárias como instrumento de preservação digital do campo da memória do Ceará, entre outros.

LANÇAMENTOS – Na ocasião, também haverá o lançamento do livro Estudos de usuários da informação: ensino e aprendizagem no Brasil, resultado do doutorado da Profª Maria de Fátima de Oliveira Costa, docente e pesquisadora do mestrado, e da revista Informação em Pauta, periódico acadêmico produzido pelo Departamento de Ciência da Informação da UFC, cuja coordenação é da Profª Maria Giovanna Guedes Farias.

Toda a programação será no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC – fone: 85 3366 7951

===

Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas tem inscrições até dia 30

Encontram-se abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas (V FLAEL), que ocorrerá de 16 a 18 de novembro no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).

Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA), o evento tem abrangência internacional, com a presença de pesquisadores da Argentina, Suíça, França, Portugal e China. 

As inscrições devem ser feitas on-line, através do site do GEPLA: www.gepla.ufc.br. Neste ano, o tema do fórum será "Ensino e aprendizagem em perspectivas: do ensino superior à educação infantil". "Entendemos que esse tema nos norteará para uma reflexão maior que dará desdobramentos que contemplem políticas de formação de professor, infraestrutura da escola, avaliação e material didático", analisa a coordenação do evento, formada pelas professoras Eulália Leurquin e Pollyane Bicalho.

O V FLAEL trará, em sua programação, palestras, conferências, mesas- -redondas e sessão de coordenadas e pôsteres, atendendo a estudantes da graduação e da pós-graduação (de Letras e de Pedagogia), professores da educação básica e professores universitários. Nesta edição, a homenageada é a Profª Dilamar Araújo, da Universidade Estadual do Ceará.

Fonte: Profª Eulália Leurquin, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) – fone: 85 3366 7624

===

Curso de Serviços Farmacêuticos recebe inscrições para turma em Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, será a próxima cidade a receber, de 25 a 27 de agosto, o curso de extensão Serviços Farmacêuticos e Aplicação de Injetáveis para Farmacêuticos, parceria da Universidade Federal do Ceará e Conselho Regional de Farmácia.

Os interessados devem se inscrever até 18 de agosto, pelo e-mail cursoservicosfarmaceuticos@ gmail.com. A formação tem 36 vagas disponíveis e será realizada na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ).

Com duração de 40 horas, o curso tem em sua programação aulas teóricas e práticas para capacitar os participantes a atuar nos serviços farmacêuticos e implantar salas de aplicação de injetáveis em farmácias. O público-alvo é de proprietários e empregados de farmácias, bem como profissionais e estudantes da área farmacêutica.

Fonte: Gerson Pereira, coordenador do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos de Farmácias Públicas – fone: 85 3366 7458 / e-mail: gersonprex@gmail.com

===

HPV e câncer são temas de evento final do ciclo de palestras da pós-graduação em Patologia

O Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal do Ceará finaliza, na próxima terça-feira (16), o ciclo de palestras em alusão a seu jubileu de prata. O encontro, cujo tema é "HPV e oncogênese", acontece das 8h às 12h, no anfiteatro do Departamento de Patologia e Medicina Legal (Rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo).

Quatro exposições integram a programação, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Dois docentes do Programa de Pós-Graduação em Patologia ministram palestras. O Prof. Paulo Roberto Carvalho de Almeida fala sobre "Mecanismo oncogenético do HPV". Já o Prof. José Eleutério Júnior apresenta o tema "Vacina contra HPV".

Também participa do último dia do ciclo o Prof. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), com o tema "HPV x câncer de mama". A Profª Raquel Autran Coelho, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC, encerra o debate com palestra sobre "HPV x câncer genital".

Ao final das apresentações, será realizada uma homenagem pelos 25 anos do Programa com a presença de todos os seus ex-coordenadores.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC – fone: 85 3366 8304


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – www.facebook.com/UFCinforma


Nenhum comentário: