Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O CEARÁ AQUÁTICO (I) - Cássio Borges



                                               O CEARÁ AQUÁTICO  (I)
                                                   Cássio Borges
Decorridos são mais de cinco anos desde quando o ilustre Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Hypérides Macedo, anunciou, pela primeira vez, um financiamento do Banco  Mundial (BIRD) para o seu denominado "Projeto de Interligação de Bacias". Disse o Secretário à "Tribuna do Ceará", em 29.02.96, ao regressar de Washington: "O Programa teve carta-consulta aprovada pela Cofiex ainda no ano passado e a negociação dos recursos para sua implementação é considerada vital para o Estado".
Neste jornal, no dia 4 de outubro último, em matéria sob o título "Canal de 200 quilômetros vai integrar Castanhão a 25 rios", o referido técnico anunciou  que "os recursos para construção já estão garantidos pelo Banco Mundial".
Inspirado, o Secretário diz no seu livro "A Chuva e o Chão na Terra do Sol", lançado em 1996: "A Interligação dos Recursos Hídricos no território cearense é um projeto estratégico e inovador... . Ampliando este conceito fundamental, o novo projeto busca transformar o Ceará numa grande bacia, germinando vales, revertendo cursos d'água, transpondo divisores, misturando rios e reabastecendo açudes em plena seca. Uma nova geografia hidrográfica será desenhada na superfície do Estado".
No Pacto de Cooperação , no dia 3 de outubro último, o engenheiro Hypérides Macedo forneceu mais dados técnicos sobre "Os primeiros eixos de Integração da Bacia do Castanhão", sendo que para o "Eixo do Castanhão-Fortaleza" estão assegurados recursos do Banco Mundial (BIRD), no valor de US$ 250 milhões, além de mais US$ 60 milhões de contrapartida do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)."O Estado vai bancar apenas 21% dos investimentos totais para a construção dos Eixos ou Canais de Integração  do Castanhão", informou. Entusiasmado, acrescentou:"Os primeiros Eixos vão interligar o Castanhão, a Ibiapaba, Orós, Banabuiú, o Canal do Trabalhador e o Sistema Metropolitano de Fortaleza".
 Segundo o Secretário, com a integração das bacias hidrográficas, "...o Ceará pode até  não ser transformado num Tigre Asiático mas, certamente, será uma Onça Tropical". E afirma: "Os Canais de Integração  proporcionarão a criação de Avenidas Rurais, a infra-estrutura para uma moderna reforma agrária, um Banco de Solos, etc. etc.". Na matéria do jornal "O POVO", o Secretário ainda fala  no projeto "Guarda Azul", "que contará com profissionais treinados para fiscalizar os recursos hídricos".
Pelo visto, o Ceará vai se transformar num verdadeiro parque aquático e tudo será possível graças à barragem do Castanhão, de onde  deverão provir os 25,00 m3/s que serão transportados pelo "Canal Castanhão-Fortaleza" que, também, levará água até a Serra da Ibiapaba (?), cruzando o Ceará de leste a oeste.
 Sem nenhum comentário. Voltaremos ao assunto  em outro artigo.

Nenhum comentário: