Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 10 de novembro de 2013

Reitor da UFC teve dia de audiências sobre a Ebserh


Reitor da UFC teve dia de audiências sobre a Ebserh 

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, dedicou a quinta-feira (7) a uma série de audiências sobre a adesão do Complexo Hospitalar da UFC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Das 10h às 19h, o Reitor apresentou a diversos setores da comunidade acadêmica os detalhes do contrato que deverá ser firmado entre a UFC e a Ebserh: pela manhã, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e membros do Conselho dos Hospitais Universitários; à tarde, representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Ao final dos encontros, o Prof. Jesualdo Farias destacou que, logo após a publicação da medida provisória de criação da Ebserh, em janeiro de 2011, várias reuniões têm sido realizadas para discutir o projeto da empresa. Antes da assinatura do contrato entre a Ebserh e a UFC, o documento será apresentado na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), que acontecerá até o fim do mês.

“Embora não seja obrigatório que o contrato seja levado ao Consuni, por uma questão de ampliar o debate, de transparência, para difundir a informação, estamos nesse momento completando a etapa de discussão, apresentando a proposta final do contrato, que levou aproximadamente um ano para ser consolidada, depois de várias sugestões de diversas universidades”, ressaltou o Reitor.

O Conselho Administrativo da Ebserh aprovou a liberação do contrato que será assinado com as unidades do Complexo Hospitalar da UFC – o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) – em reunião no último dia 30 de outubro, depois que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deu parecer favorável à composição do quadro de pessoal proposto para os dois hospitais universitários.

O QUE É – A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Essa estatal atuará no sentido de modernizar a gestão das unidades de saúde, mantendo a prestação de serviços exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal garantia está expressa na lei de criação da Ebserh (Lei nº 12.550/2011).

Com a futura adesão, ficará mantida a autonomia da UFC sobre a gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no HUWC e na MEAC. De acordo com seu estatuto social, a Ebserh, no exercício de suas atividades, estará orientada pelas políticas acadêmicas definidas pelas instituições de ensino com as quais estabelece contrato de prestação de serviços, como a UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

================

Semana de Música Percussiva da UFC inicia inscrições gratuitas 

Se você gosta e tem ou não conhecimentos de música pode se inscrever para as oficinas e outras atividades da III Semana de Música Percussiva (Semup) da UFC. O evento é promovido pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) e acontecerá na próxima semana (dias 14, 15 e 16), nos turnos da manhã e da tarde, no Curso de Música do Instituto de Arte e Cultura da UFC, no Campus do Pici.

As inscrições podem ser feitas on-line, no endereço semupufc.blogspot.com.br (na aba Formulário de Inscrição) ou presencialmente, no Curso de Música, das 10h às 12h.

A intenção dos organizadores é "realizar um encontro de saberes e práticas sobre o fazer criativo e cultural da música percussiva brasileira no contexto escolar, da Universidade e das manifestações da cultura popular".

Palestras, oficinas e apresentações musicais estão no programa. Estão programados shows com os grupos Oré Anacã, Casa Caiada, Encordoados, Lemus e Sanfonas, todos da UFC, e outros da capital – Piatã, Maracatu Nação Fortaleza, Caravana Cultural – e interior Tambauê (Guaiúba) e Marimbas (Maracanaú).

A abertura da semana será com palestra da pesquisadora e professora  Carmem Maria Saenz Coopat, da Universidade Federal do Cariri (Ufca). Ela falará sobre "O encontro de saberes na produção inclusiva do conhecimento" e será destaque também no seminário sobre "Estudos organológicos dos instrumentos da percussão afro-americana".

Além de Carmen Saenz, também foram convidados para a semana, que terá aulas interativas (com práticas percussivas), o babalorisa Thomaz Ragazzi, o percussionista Marcello Santos e o mestre de cultura Descartes Gadelha. As oficinas oferecidas são de Time Lime (leitura para a percussão), Pandeiro, Percuteria, Percussão Corporal, Tamborim, Bateria e Peças Percussivas.

Fontes: Catherine Furtado, Alba Montenegro e Ricardo Wesley, da Comissão Organizadora – e-mail: casacaiada@gmail.com

=================

Semana C.S. Lewis terá minicurso e mesas-redondas gratuitas sobre legado do artista

A Universidade Federal do Ceará sediará a Semana C.S. Lewis do Ceará 2013, entre os dias 25 e 28 de novembro. A Semana é realizada, anualmente, em todo o mundo, por fãs do romancista, poeta e teólogo C.S. Lewis. Mais conhecido pelo livro infanto-juvenil Crônicas de Nárnia, Lewis tem uma vasta produção em áreas como Antropologia, Literatura, Teologia e Filosofia. Este ano, a semana marca as comemorações de 50 anos de morte do escritor.

No Ceará, o evento está sendo promovido pelo Movimento Estudantil Alfa-Ômega e contará com o minicurso "Educando pelo imaginário: contribuições de C.S. Lewis para a Filosofia e Metodologia da Educação", com a Profª Gabriele Greggesen. O minicurso será ministrado no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade,  2762), entre os dias 25 e 28, sempre às 14h. A taxa de inscrição para o minicurso é no valor de R$ 20,00.

Ao longo desses quatro dias, no auditório da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro), o evento terá ainda palestras sobre diversos aspectos da obra de Lewis, como a Teoria do Sofrimento e a Teoria dos Valores, bem como uma mesa-redonda sobre as contribuições de Lewis para a Educação, Literatura e Psicologia.

A inscrição para as palestras e minicursos deverá ser realizada pelo site semanacslewisdoceara.blogspot.com.br. As palestras são gratuitas e haverá emissão de certificado para quem fizer a inscrição e comprovar 70% de presença. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do local.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento.

Fonte: William Falcão, graduando em História e coordenador da Semana C.S. Lewis no Ceará – e-mail: williamfalcaojr@gmail.com

=================

Empresa Júnior de Engenharia de Teleinformática promove palestra sobre empreendedorismo


A empresa júnior do Curso de Engenharia de Teleinformática, GTi Engenharia Júnior, promove o segundo encontro do ciclo de palestras com o tema Empreendedorismo e Inovação Digital. A palestra e mesa-redonda acontecem no dia 11, às 14h, no Auditório Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia da UFC (Bloco 714). O acesso é livre e não é necessário realizar inscrição.

A palestra será voltada para os interessados em criar o próprio negócio ou trabalhar em uma empresa jovem. Participam os co-fundadores das empresas CodeMiner, Eduardo Gurgel, e da Astux, Kim Lima. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pela Internet, através do site (www.gti.ufc.br) e Facebook (www.facebook.com/gti.ufc). Haverá sorteio de brindes e coffee break.

Fonte: João Marcos Vasconcelos, diretor de marketing da empresa júnior do Curso de Engenharia de Teleinformática - GTi – fone:85 8773 8091


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: